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Enviada em: 03/11/2017

Nos dias de hoje, não raro, observa-se que o Brasil vem enfrentando dificuldades em relação à baixa quantidade anual de doadores de sangue. Sendo assim, são fatores que contribuem para essa problemática os mitos ainda existentes, as heranças culturais , a falta de conscientização e a pouca divulgação e motivação que fomenta a não preocupação com essa situação.   "A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como vemos o mundo", dizia o físico alemão Albert Einstein. Nesse sentido, podemos perceber o quanto estamos conformados, e o quanto é necessário sairmos da nossa zona de conforto, logo nossos atos e pensamentos precisam ser reconsiderados. O Ministério da Saúde tem realizado algumas campanhas,e fundações como a Fundação Pró-Sangue tem feito cartazes informativos, entre outros. Apesar disso, segundo o IBGE somente 1,8% da população brasileira tem doado sangue regularmente , sendo que o valor ideal é que 3% a 5% da população de uma nação seja doadora, segundo a Organização das Nações Unidas.  Entretanto, muitas situações adversas dificultam a resolução do impasse, como a restrição HSH ( homens que fazem sexo com homens). Ademais os mitos e estigmas que continuam fazendo com que uma grande parcela da população encare a transfusão de sangue como algo perigoso e não confiável, por fim, a falta de instrução,e conscientização que faz com que adultos e crianças não se sintam motivados a realizar tal ação e permaneçam alheios a essa situação. Portanto, medidas são necessárias para solucionar este problema. Em parceria, o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde poderiam rever as restrições HSH tornando a doação de sangue mas possível de ser realizada por esse determinado grupo da sociedade.Além disso, de acordo com o filósofo Richard Porty " Se podermos contar uns com os outros não precisamos depender de mais nada ", é preciso que o Ministério da Saúde e da Educação, as diversas Fundações e ONG's relacionadas a esse ato,   além de realizar campanhas virtuais e criação e divulgação de cartazes informativos , realize campanhas presenciais, unindo-se às unidades de diversos segmentos da educação e utilizando mais de um meio de comunicação para que as pessoas sejam devidamente instruídas e informadas sobre o assunto, é necessário investir nas atuais e também nas novas gerações. Com essas medidas as pessoas compreenderam a importância das suas atitudes e se tornará possível melhorar esse aspecto em nosso país.