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Enviada em: 01/05/2018

No livro memórias póstumas de Brás Cubas, o personagem principal relata um dos seus casos amorosos com Eugenia, que, entre diversas qualidades ficou conhecida pela deficiência, sendo chamada de "coxa" pelo narrador. Fora das ficções de Machado de Assis, a questão dos portadores de necessidades especiais ainda possui desafios na atualidade, entre eles, a dificuldade da inclusão de pessoas com autismo no Brasil.  O autismo é um transtorno que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Devido a isso, um dos fatores que impedem a inclusão dos autistas em escolas são o despreparo de alguns professores e funcionários, que não sabem lidar com situações cotidianas na vida de um autista como a comunicação e até agressividade. Além disso, uma outra problemática inerente à questão é a infraestrutura de escolas como salas e materiais pedagógicos adaptados para crianças autistas, pois cada criança é diferente e cada atraso ou incapacidade exigirá modificações diferentes, em alguns casos exigirão um monitor em sala de aula para o acompanhamento individual.  Nessa perspectiva é imprescindível que o ministério da educação, juntamente com a secretaria do mesmo setor, capacite os professores e reformule a matriz curricular das escolas, atendendo as necessidades especiais. As escolas devem disponibilizar salas de aulas com monitores e professores capacitados para desenvolvimento cognitivo, o treinamento para coordenação motora, o desenvolvimento da comunicação, além de contribuir para o convívio social.    Como já dizia Mahatma Gandhi, "O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente". Deste modo, a inclusão dos autistas no Brasil será efetiva, melhorando assim, a qualidade de vida e convivio social.