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Enviada em: 01/05/2018

O autismo trata-se de uma síndrome que afeta aspectos de comunicação e comportamento do indivíduo. Em virtude do pouco conhecimento acerca da síndrome, bem como devido a dificuldades específicas de diagnóstico, os portadores do espectro permanecem à margem da sociedade em que vivem. Entretanto, o que somente é percebido como deficiência também pode indicar um caminho alternativo de construção social.       De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde na atualidade detém um conceito positivo. Ela abarca um completo bem-estar físico, psicológico e social.  Nesse sentido, o sentimento de inclusão de uma pessoa demonstra indicativos de uma boa saúde. Com o autismo, nem em números isso acontece. Apesar de afetar cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, apenas em 2013, ele passou a ser incluído na Classificação de Doenças Internacionais da OMS. Tal demora respalda negativamente na divulgação sobre a conscientização da síndrome.       Por consequência, sofrem ainda mais os seus portadores, que seguem sem a compreensão da sociedade e sem uma reposta adequada de políticas públicas do Estado. Toda tentativa de inclusão exige força coletiva. É preciso que todos contribuam em suas individualidades. Desse modo, ouvir as necessidades dos autistas e de seus familiares e de quem os acompanha, é tão importante quanto as pesquisas direcionadas sobre o sobre as causas da síndrome. Nesse intercurso, cabe a sociedade padrão, amparada por uma equipe interdisciplinar, adaptar-se à realidade dessas pessoas, que também possuem capacidade de contribuição coletiva.        Em resumo, existe uma tendência social em observar a deficiência pela exclusiva ótica da limitação. Esquece-se de que são pessoas e, como todas, possuem talentos e dificuldades. O caminho do Estado é trabalhar em suas dependências físicas a consciência em prol de uma educação inclusiva e participativa. Em relação ao autismo, esclarecimentos sobre as dificuldades de seus portadores e possibilidade efetiva de voz a esse grupo, o que só se alcança com inserção no mercado de trabalho e dentro de salas de aula.