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Enviada em: 04/05/2018

Brás Cubas, o defunto autor de Machado de Assis, diz em suas "Memórias Póstumas" que não teve filhos e não transmitiu o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura do estado e da sociedade  em relação aos autistas é uma das faces mais perversas de umas sociedade que se despe de valores éticos e morais em nome da padronização social.             É válido considerar, antes de tudo, os pouco investimentos e incentivos do estado em relação aos autistas brasileiros. Uma dos resultados dessa ação são escolas regulares sem nenhuma estrutura, física e profissional, para atender esse público. Consequentemente ocorre a formação de indivíduos com baixo nível de escolaridade, não devido à sua limitação, mas sim ao ensino deficitário,  o que acentua ainda mais o preconceito social para com esses. O tempo passou, mas o corpo social Nacional segue um modelo espartano que se configura em um comportamento excludente e preconceituoso.         Em consequência disso, os autistas encontram inúmeras dificuldades em variados âmbitos de suas vidas. Um exemplo disso é a difícil inserção dos seus serviços no mercado de trabalho, devido à precária educação recebida por eles e ao preconceito intrínseco à sociedade brasileira. Essa conjuntura, de acordo com as ideias do contratualista Johm Locke, configura-se uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que tais cidadãos gozem de direitos imprescindíveis (omo direito à educação de qualidade) garantindo igualdade .       Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos que respeitem às diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio de palestras, debates e trabalhos em grupo, que envolvam a família, a respeito desse tema, visando a ampliar o contato entre a comunidade escolar e as várias formas de deficiência. Além disso, é imprescindível que o Poder Público destine maiores investimentos à capacitação de profissionais da educação especializados.