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Enviada em: 17/05/2018

A definição de inclusão é o direito inerente a qualquer cidadão de locomoção, educação, trabalho e lazer. Ademais, esse direito está garantido na Constituição, e cabe ao Estado brasileiro garanti-lo. No entanto, o país enfrenta alguns desafios na inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, principalmente as com autismo.   O autismo atinge quase dois milhões de brasileiros, ele é de difícil diagnóstico e além disso, há a necessidade de mais estudos sobre a incidência e quais os melhores cuidados. Iniciando com as crianças, sendo um dos primeiros desafios do Estado para a inclusão. É importante destacar, a falta de preparo e capacidade pedagógica do professor para ensinar e acompanhar o desempenho desse aluno, há também, a sala de aula com muitos alunos, dificultando o aprendizado. Desse modo, a inserção se torna utópica.   Nesse contexto, alguns pais de alunos sem deficiência não aceitam a inclusão, considerando que eles podem prejudicar o aprendizados dos seus filhos. Por consequência, tem-se o preconceito e a discriminação e pode se alastrar para o sociedade em geral, pois muitos sofrem com a falta de informação e conhecimento sobre o autismo. Tornando mais um desafio para o Estado.   Portanto, os desafios de inclusão estão presentes e cabe ao Ministério da Educação juntamente com professores e agentes de saúde levantar os procedimentos adequados para a comunicação e ensino dos alunos com autismo para inserção deles na sociedade. Além disso, é fundamental uma campanha detalhada sobre o autismo que abrange toda a população brasileira para evitar falta de informação e o preconceito e discriminação.