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Enviada em: 21/05/2018

Iniciativas que podem mudar o futuro de uma geração autista no Brasil   "O importante não é viver, mas viver bem". Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapasse a da própria existência. Entretanto os desafios da inclusão de pessoas com autismo é um problema que ainda persiste no Brasil. Com isso, ao invés de tentar aproximar a realidade descrita por Platão, a combinação de fatores familiares e escolares contribuem com a situação atual.     Segundo Gandhi '' O que se faz no presente, determina o futuro''. Diante disso, a maneira como os familiares ignoram a sintomática da doença interfere diretamente para uma adesão de tratamento precoce e efetivo, possibilitando agravos na doença, como por exemplo, uma maior dificuldade para interações sociais, aceitação de personalidade e possíveis transtornos psicológicos. De modo, que os autistas fiquem cada vez mais distantes da realidade descrita por Platão.       A instituição deveria ser uma das forças que atua mudando o percurso dessa situação. Pois, possui  um corpo docente capaz de diagnosticar e alertar aos familiares, qualquer comportamento de seus alunos. No entanto, os professores com quem os alunos passam maior parte do tempo, muitas vezes não agem como essa força necessária, pois são incapazes de perceber certas diferenças. Devido a falta de conhecimento sobre o autismo, pouca interação entre a relação dos alunos e medo de sugerir aos pais a busca de ajuda médica, preferindo então se manter em silêncio.       Conclui-se que se houver uma combinação dos fatores familiares e escolares para uma conscientização, cuidados com as relações sociais dos filhos/alunos, conhecimento sobre o autismo e uma iniciativa para melhorar a inclusão dos autistas dentro de suas próprias casas e dentro da escola, aonde passam a maior parte do tempo, e aonde acontece suas primeiras e principais interações, só assim será possível um tratamento precoce e a qualidade de vida descrita por Platão, passando da persistência para a existência.