Materiais:
Enviada em: 25/05/2018

A criação da Lei 12.764 proporcionou a igualdade e acesso do autista na política pública, entretanto não ocorreu um planejamento de implementação dessa Lei na sociedade. Falta de estruturas, profissionais especializados e inclusão social nas escolas são os principais fatores enfrentados pelos familiares autistas. Logo, a falta de planejamento governamental, inclusão escolar e conscientização da sociedade devem ser melhorados e implementados pelo governo de forma eficiente.        Nesse contexto, o Brasil enfrenta problemas pela falta de dados estatísticos do autismo presentes na sociedade. Segundo Fernando Cota, presidente do movimento orgulho autista Brasil, falta de levantamento estatísticos dos autistas é um desafio, pois afetam medidas de planejamento governamental. Assim, as escolas públicas brasileiras são as principais afetadas com a falta de verba e maiores presenças de profissionais especializados.           Além disso, o autismo possui diversos graus desde de menores para elevados que são vistos com preconceitos e dúvidas, muitas vezes, entre familiares sobre inclusão das crianças nas escolas. Porém, segundo Thais Boselli, psicóloga e consultora de inclusão, afirma que mesmo os que possuem graus elevados de autismo deve ser incluso em escolas, porém, com estruturas adequadas, demostrando assim que pessoas com deficiência possuem capacidades cognitivas e sociais para desenvolver nas escolas.       Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o Ministério da Educação deve criar campanhas que reúnam as principais dificuldades das escolas públicas com palestras e reuniões que será incluso no censo brasileiro para proporcionar planejamento adequado da situação precária das dificuldades enfrentadas. Além disso, deve ser incluso equipes de professores especializados nas escolas necessários para acompanhamento das crianças e jovens autistas com também campanhas midiáticas que informarão a população e conscientizará da deficiência, assim, aumentam as chances de alcançar uma cidadania educacional para os deficientes no Brasil.