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Enviada em: 04/06/2018

De acordo com dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo é uma síndrome que afeta mais de 1% da população brasileira. Diante desses fatos, é necessário dizer que essas pessoas encontram obstáculos para se enquadrarem na dinâmica social do país. Dessa forma, problematiza-se a ineficiência do poder público nas escolas, bem como a inclusão desses autistas no mercado de trabalho.       A priori, em conformidade com as ideias do pensador Paulo Freire, somente a educação é capaz de mudar a sociedade. Desse modo, cabe expor a incompetência do poder público nas escolas, onde é notório algumas fragilidades do sistema educacional, tais como a falta de campanhas de conscientização no que diz respeito as diversas discriminações sofridas pelos portadores de autismo. Logo, nota-se a dificuldade em inserir essas pessoas na dinâmica social do Brasil, a fim de que elas possam exercer sua cidadania.      Outrossim, é fundamental dizer sobre a falta de políticas públicas para essa parte da população, refletida nas dificuldades encontradas pelos autistas para a entrada e permanência no mercado de trabalho. Desse modo, cabe pontuar os vários preconceitos enfrentados pelos portadores dessa síndrome, onde, em alguns casos, não são contratados por apresentarem essa doença. Por consequência desse descaso do governo com essas pessoas, o índice de desemprego dos autistas é estimulado.       Por tudo disso, é imprescindível que o Governo Federal tome medidas para atenuar essa problemática. Para que isso se concretize, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, introduzam informações sobre os preconceitos enfrentados pelos autistas, através de debates educacionais, pautados em uma pedagogia sociológica, a fim de sensibilizar os adolescentes sobre as dificuldades encontradas pelos portadores de autismo. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho, em parceria com os três poderes, oferecer cursos de profissionalização aos autistas, aproximando-os da dinâmica social do país.