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Enviada em: 23/05/2018

Desde os processos denominados “revoluções industriais” e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercado em detrimento de valores humanos essenciais. Nesse sentido, surge a problemática dos desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil, que cresce intrinsecamente ligada a realidade do país. Assim, convém analisar os fatores que os permeiam, seja o pouco conhecimento e discussão do assunto, ou devido às questões de contexto socioculturais.         Primeiramente, vale ressaltar que a falta de conhecimento sobre o autismo, devido a sua complexidade, são empecilhos para a inclusão. Hoje, por exemplo, campanhas publicitárias são frequentes, contudo, cenários como a falta de direcionamento dos meios de comunicação, assim como, a falta de discussão do problema como tentativa errônea de ameniza-lo, impossibilitam a desmitificação dos preconceitos que o cerca.      Além disso, de acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar, sendo o indivíduo um produto da vida em sociedade. Com base nesse raciocínio, nota- se que os obstáculos inerentes à inclusão dos autistas encaixa- se na teoria do sociólogo, uma vez que, se um indivíduo cresce em um meio social que desconhece e repudia pessoas com deficiência,como o autismo,é recorrente adotar um determinado comportamento devido a essa vivência. Assim, o incentivo e a exposição desse problema e de suas raízes à sociedade ainda são escassos.      É evidente, portanto, a existência de desafios para a inclusão de pessoas com autismo no Brasil. Por isso, visando o seu combate,a escola pode criar momentos de interação com palestras e oficinas,para informar a comunidade sobre o autismo e a importância de conhece-lo. Ainda cabe ao Estado, em conjunto com as redes de televisão e prefeituras, apresentar informações através de campanhas que expressem o apoio as pessoas com deficiências. Dessa forma, caminha- se- a para uma sociedade mais saudável e consciente, pois, segundo Louis Bonald, a cultura forma sábios, e a educação, homens.