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Enviada em: 02/06/2018

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESOLAS       No que se refere aos desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil, pode-se perceber que a integração de crianças com esse transtorno nas escolas não é um dos desafios mais fáceis, tendo em vista que muitos professores não sentem-se preparados, nem profissional e quanto menos psicologicamente, para lhe dar com esse tipo de público. A falta de qualificação dos profissionais de educação, em consonância com a resistência que os pais tem em colocar a criança no meio social, dificulta ainda mais esse processo.       É possível afirmar que, devido a baixa incidência de alunos com esse tipo de transtorno nas escolas os educadores tendem a não ter um amplo conhecimento do manuseio didático  desse aluno, e como diz a segundo a lei de Newton onde toda ação gera uma reação contraria de maior ou igual valor, as pessoas envolvidas no aprendizado desse aluno, ao não conhecer a dinâmica desses aprendizes, ficam receosas ao lidar com o caso.       Somando isso, podemos dizer que os pais se sentem amedrontados em expor seus filhos a esse mundo desconhecido e que, provavelmente, será impactante ou até mesmo traumático para sua prole, chegando a postergar esse passo inicial e muitas vezes, buscando modos alternativos de de alfabetiza-los.       Desse modo, o Governo poderia oferecer cursos voltados para a capacitação de docentes nesse âmbito, ajudando-os  a lhe dar melhor com esses casos específicos e em contrapartida as escolas poderiam disponibilizar profissionais psicólogos para auxiliar os pais nessa transição, em que seus filhos adentram a vida social e escolar.