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Enviada em: 30/04/2017

Há tempos, diversas nações buscam um modelo de vida sustentável. Segundo a editora abril,28 de julho de 2016, Copenhage na Dinamarca, vem se destacando por reduzir em 21% a emissão de carbono da capital, tendo como um dos seus principais alicerces nesse processo o uso de bicicletas para o transporte.Contudo, no Brasil, os veículos convencionais como carros, motos, são os meios de locomoção mais utilizados pela população. Fato este salientado pelos desafios da mobilidade urbana de baixo impacto ambiental no país.     Atualmente, no Brasil, foram construídas 108 km de ciclofaixas na cidade de São Paulo. Essa iniciativa facilita a locomoção dentro da grande metrópole, beneficia a saúde dos adeptos a essa modalidade de transporte, além de não poluir o meio ambiente. No entanto, a adesão ao uso de bicicletas no cotidiano dos paulistanos fica limitado as regiões de acesso as ciclovias, mantendo o uso de automotivos para percorrerem seus trajetos.     A utilização de veículos elétricos como trens e metros também amenizam a dispersão de gases tóxicos na atmosfera por não fazerem uso de petróleo. Contudo, o mercado fornecedor incentiva o consumo de carros particulares a gasolina, grande responsável pelo efeito estufa, facilitando as formas de pagamento para sua aquisição. Desse modo,a representação de status social expressa pela compra desses veículos, reduzem a procura por veículos coletivos, banalizando os prejuízos causados por estes automotivos .      Indubitavelmente, as poucas vias de acesso para o ciclismo e o excesso de veículos automotivos nas rodovias brasileiras elevam a poluição ambiental. Portanto, compete aos secretários de transporte dos municípios incentivar o uso de bicicletas construindo mais ciclovias, e aos secretários da saúde fazerem marketing dos benefícios desse meio transporte. Ao Estado, seria viável melhorias nos transportes coletivos elétricos e leis que imponham máximo tolerável de poluentes por veículos. Para que assim, a população vigente possa usufruir das reservas naturais existentes sem prejudicar as gerações futuras, sustentabilidade.