Materiais:
Enviada em: 19/04/2017

Nos anos 1950 , a partir do governo JK , o Brasil assistiu à entrada de empresas do ramo automobilístico. Este fato , foi incentivado pelo próprio presidente à época, no contexto de que era preciso interligar as regiões brasileiras a recém construída cidade de Brasília. Tal decisão econômica , afetaria profundamente a vida das gerações urbanas vindouras  , uma vez que hoje, a mobilidade urbana é um grande desafio a ser enfrentado pelo país devido aos grandes problemas ambientais e sociais.   Nesse contexto , observa-se principalmente nas grandes cidades cada vez mais ônibus lotados , sem manutenção e acessibilidade. Fatos esses que atrelados ao individualismo do brasileiro que acha que ter um carro e  usa-lo para qualquer lugar é uma evidencia de ascensão social, contribuem para o crescimento de veículos particulares  em detrimento das desvantagens dos transporte públicos.    Uma das principais consequências de todo esse processo, é o recrudescimento do efeito estufa, uma vez que o grande número de veículos nas cidades acaba provocando uma grande emissão de dióxido de carbono que é  um dos principais gases do aquecimento global.Além disso, problemas urbanos como as ilhas de calor e inversão térmica tornam-se cada vez mais frequentes nos grandes centros.  Outro ponto negativo , são os intensos engarrafamentos que consomem boa parte do tempo do cidadão.Percebe-se assim, certa urgência na adoção de medidas que melhorem a qualidade do transporte publico , para que assim haja diminuição do numero de veículos particulares , melhorando tanto a mobilidade urbana quanto os frutos do aquecimento global.      Diante disso , cabe ao ministério dos transportes efetivar as aplicações de verbas destinadas aos transportes públicos para que se tenha qualidade e acessibilidade aos veículos públicos. Ademais, a mídia por meio de propagandas deve mostrar que uma vez melhorado o transporte em massa, vale a pena usufruir deste meio.Tais medidas, reduziriam a emissão de gases estufas e melhorariam a mobilidade urbana.