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Enviada em: 23/04/2017

A Mobilidade Urbana no século XXI tornou-se um tema muito abordado, enfatizando as vantagens e desvantagens dos meios de transporte. Os veículos mais utilizados atualmente não estão mais sendo viáveis, incentivando assim a mudança dos hábitos atuais.Como uma proposta à superlotação, trânsito caótico, alto custo, iniciou-se o uso de bicicletas, porém há uma grande dificuldade de inclui-las no âmbito social.      A partir do uso da bicicleta, diminui-se a poluição causada pelos automóveis próprios, os quais atualmente possuem um valor de vantagem social para a maioria da população. Haverá uma maior acessibilidade para todas as classes sociais, sendo este um meio de transporte mais barato. Além disso, o trânsito caótico terá sua intensidade minimizada, retirando a política do rodízio de carros, ocorrido em São Paulo, gerando possibilidade de transporte a todos sem preocupações. Um exemplo está em Copenhague, capital da Dinamarca, a qual as bicicletas tornaram-se o meio de transporte mais comum, saudável e rápido. Esta cidade é bicampeã européia de menor CO2 per capito e é um exemplo a seguir para melhorar a mobilidade urbana brasileira.      Entretanto, bicicletas na atualidade não são totalmente aceitas, os motoristas costumam não respeitar as ciclovias, gerando a falta de segurança, acarretando acidentes e estresses, por não serem comuns ao dia a dia brasileiro. Além de tudo, a implementação desse mecanismo é algo conhecido somente por uma parte da população, sendo nada divulgado ou incentivado, fazendo com que não se torne algo real ou que saia do papel. Outro problema seria com as grandes trajetórias, chegar ao local desejado com mal odor ninguém deseja, então implantar somente este meio de baixo impacto ambiental não é a única resposta, sendo necessário melhorar os vários dilemas proporcionados pelo transporte público.      Portanto, a bicicleta é um meio de transporte o qual melhorará muito o trânsito, reduzirá a quantidade de poluentes no mundo, trazendo vários benefícios. Contudo, há alguns malefícios os quais precisa-se superar. Como a necessidade da participação do governo para dirigir sua verba à construção de mais ciclovias, manutenção destas, das ruas para continuarem em bom uso e dos transportes públicos os quais não podem ser deixados de lado. ONGs criando mais projetos, como o Bicicletar ocorrido em Fortaleza, com bicicletas comunitárias e temporárias. E o principal, a conscientização das crianças na escola, explicando os benefícios da bicicleta a partir da educação ambiental. Através dessas intervenções pode-se criar uma sociedade a qual cumpre o que está escrito na Constituição Federal: o direito de ir e vir.