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Enviada em: 03/05/2017

Existem graves falhas na mobilidade nas regiões urbanas do Brasil. Portanto, elas devem ser solucionadas, uma vez que, se tornaram parte do cotidiano dos habitantes destas localidades os atrasos, os desconfortos, as tarifas elevadas, poluição. Essas indesejadas situações são resultado, principalmente, do processo de êxodo rural e da baixa oferta de infraestrutura para suprir a demanda da população.    Indubitavelmente, a migração da população rural para as grandes cidades do país, tanto no século XX, quanto, em menores proporções, no presente, contribui para a aparição de adversidades de mobilidade urbana. Segundo pesquisas, em 60 anos a população urbana brasileira sofreu um aumento superior a 1000%. Este constante fluxo de pessoas se dá pela busca por trabalho e melhores condições de vida. A concentração de grandes empresas e centros comerciais em determinada região resulta na criação de muitas vagas de emprego e melhora a economia local. Em contrapartida, as regiões rurais são abandonadas, pois não existe ali, nenhum futuro promissor para seus habitantes.    Outrossim, as péssimas condições de locomoção das regiões urbanizadas complica o dia a dia dos brasileiros. Uma reportagem da Rede Record de televisão mostrou que, em uma década, a frota de automóveis no Brasil aumentou 400%. A frequente opção pela aquisição de um veículo particular ocorre em função da péssima qualidade e do elevado preço do transporte público. Todavia, estes veículos lotam as principais vias e acabam propiciando horas de engarrafamento. Os optantes pelo transporte público ainda se deparam com o atraso das linhas de ônibus e a superlotação desses, fazendo viagens diárias muito desconfortáveis.    Mediante os argumentos supracitados, fazem-se necessárias algumas medidas para solucionar essa problemática. A administração pública deve proporcionar mais incentivos fiscais à empresas de grande porte, para que elas se instalem em regiões menos desenvolvidas do território brasileiro, afim de gerar empregos e dispersar a população concentrada nas grandes metrópoles. Soma-se a isso, que os governos estaduais invistam na criação de vias para veículos alternativos e, em conjunto com a mídia, incentivem a compra e a utilização destes veículos. Dessa forma, as avenidas estariam com um reduzido fluxo de automóveis, portanto, com menos congestionamentos e o tráfego seria mais agradável.