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Enviada em: 18/06/2017

Em 2015, São Paulo realizou uma grande reestruturação viária visando beneficiar os ciclistas. A prefeitura construiu mais de 100 quilômetros de ciclovias com o intuito de ajudar os cidadãos que usam bicicletas para se locomoverem para o trabalho. Com isso, nota-se que a tentativa de proporcionar uma mobilidade urbana de baixo impacto tornou-se uma preocupação e tem sido um desafio no Brasil.       De fato, é notória a falta de interesse dos governantes em construir um sistema viário adequando que abranja, não só as necessidades dos automóveis, mas também dos ciclistas e pedestres. Obras como alargamento de estradas e construção de rodovias desmotivam as pessoas a usarem suas bicicletas, patins ou qualquer outro veículo não motorizado como meio de transporte. Visto que esses equipamentos necessitam de vias específicas por motivos de segurança, os adeptos ao seu uso ficam com medo dos atropelamentos recorrentes de pessoas que transitam em lugares inapropriados.       Outro fator preponderante, é a precariedade do sistema de transporte público. Embora cidades como, Rio de Janeiro e São Paulo tenham grandes quantidades de ônibus, metrôs, e até mesmo os veículos leves sobre trilhos ou VLT´s, a superlotação desses meios de transportes causa desconforto nos usuários que preferem sair com seus carros particulares. Somado a isso, o número de automóveis aumentou mais de 400% nas últimas décadas mostrando que, o que foi criado para beneficiar os cidadãos tem se tornado um problema social e ambiental devido aos congestionamentos e emissão de CO2 na atmosfera.       Portanto, fica evidente que medidas são necessárias para resolver esse impasse. Os governantes poderiam criar parcerias com os postos de pedágio do país e usarem uma parcela do dinheiro recolhido para construir ciclovias e vias de qualidade para incentivar o uso de bicicletas e veículos não motorizados. Assim como, o Governo Federal junto ao Ministério do Transporte poderiam utilizar a mídia para transmitir propagandas de conscientização ambiental que façam alusão a países desenvolvidos. A cidade de Copenhague é um bom exemplo, pois esta tem o menor índice de poluição e apoia o uso de bicicletas como meio de locomoção. Com isso o Brasil irá se beneficiar com o avanço territorial e tecnológico dessas melhorias e transformar seu povo em uma sociedade muito mais saudável e feliz.