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Enviada em: 18/07/2017

Segundo o filósofo, Nicolau Maquiavel: “Os fins justificam os meios." Assim, o papel do carro no planejamento urbano das grandes cidades e os interesses financeiros por trás da promoção de um modelo de transporte insustentável, poderiam ser fundamentados. Visto que, os automóveis invadiram espaços destinados às pessoas e poluíram o meio ambiente.       No governo de Juscelino Kubitschek (1956 - 1961), inicia-se a abertura da economia brasileira para o capital internacional. Com a implantação da indústria automobilística, o carro passou a ser objeto de desejo e consumo, fazendo-se necessárias mais rodovias para o fluxo dos veículos. Como consequência, nas últimas décadas as cidades cresceram de forma rápida e desordenada, aumentando as distâncias e o tempo de deslocamento dos cidadãos.       Em contrapartida, desde os anos 50, o sistema público de transportes - essencial para quem mora longe da região central - foi subjugado e atualmente encontra-se em estado de precariedade, com terríveis e intermináveis engarrafamentos causados por incontáveis carros em centros urbanos sem estrutura para suportá-los.    Além disso, são necessárias algumas discussões no que tange às cidades, recursos naturais e clima. Pois, caso a situação continue nesse ritmo, a população será afetada diretamente pelos efeitos do aquecimento global: aumento do calor, secas e racionamento da água. Todavia, os cientistas acreditam ser possível reverter parte destes efeitos simplesmente reduzindo drasticamente as descargas de poluentes na atmosfera.     Por essa razão, o Ministério do Transporte em parceria com a Secretaria de Obras devem disponibilizar transportes públicos de qualidade (renovando as frotas) e vias eficientes (com infraestrutura intermodal). Essas ações visam encorajar passageiros a combinarem diferentes modais ao longo de um trajeto - que antes era 100% realizado pelo automóvel e com isso pode ser, pelo menos em parte, realizado pelo transporte coletivo - reduzindo os danos ambientais e o tempo perdido no trânsito.