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Enviada em: 07/08/2017

Desde os primórdios da humanidade o homem sempre precisou locomover-se, entretanto, em meios e proporções distintas para cada período histórico. Já que, no paleolítico, ele migrava a pé, em busca de abrigo e alimento, já atualidade, o homem precisa trafegar todos os dias para escola, trabalho e lazer. Dessa forma, os deslocamentos aumentaram muito e, em busca de rapidez e conforto o homem selecionou aqueles meios individuais e de auto consumo energético, promovendo assim, o congestionamento das grandes metrópoles e a poluição do ar. Logo, fica evidente a necessidade de meios de locomoção mais eficientes.   De acordo com a seleção natural de Darwin, somente os organismos que adaptam-se ao meio são capazes de sobreviver e reproduzir, de forma análoga  a seleção esta seleção, o homem selecionou os meios de transportes que satisfaz suas necessidades de agilidade e conforto. Contudo, tais meios proporcionou o congestionamento, um grande consumo energético e, consequentemente, a poluição do ar, via gases lançados pela queima dos combustíveis fósseis para a geração da energia.   Além disso, é notório a falta de incentivos em busca de meios de tráfego de baixo consumo energético, uma vez que, falta um transporte coletivo diversificado e de qualidade, falta ciclovias e falta principalmente uma política pública de conscientização social da necessidade de uma mobilidade urbana de baixo impacto ambiental.   Portanto, para solucionar esse problema social, é preciso que o Estado disponibilize investimentos na construção de ciclovias, como também no transporte coletivo com o intuito de formar uma rede diversificada, de qualidade e com o preço da passagem acessível; as empresas busquem fabricar bicicletas que ofertem conforto e tecnologia como as fabricadas na Dinamarca, país referencia em tal transporte. Ademais, é primordial a mídia, via rádio e televisão, desenvolver e reproduzir campanhas educativas que mostre os danos ambientais causados pelos transportes de alto consumo energético e ainda incentive o coletivo e aqueles de baixo  consumo