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Enviada em: 20/08/2017

Aquarela da locomoção    No início do período colonial brasileiro, o carro de boi e os cavalos foram utilizados para tração, transporte de alimentos e pessoas. Os meios de locomoção, de maneira mais intensa após a segunda revolução industrial, utilizam combustíveis fósseis como fonte de energia. Dessa forma, surge a problemática dos desafios da mobilidade urbana e do baixo impacto ambiental, seja pela insuficiência de medidas governamentais, seja pela tardia mudança de mentalidade social.    É indubitável que a escassez de projetos sustentáveis esteja na origem do problema. O processo de industrialização nacional ocorreu de maneira rápida, gerando uma urbanização explosiva e anômala, com problemas infraestruturais e equipamentos incapazes de atender a todo contingente humano migrado para essas áreas. A vias de tráfegos, como reflexo do processo urbanizatório, apresentam poucas opções de locomoção, através do esforço físico do indivíduo, seguras e bem estruturadas; O município de Contagem (MG) possui poucas ciclovias e as que existem são esburacadas, devido à falta de manutenção, e a taxa de assaltos é elevada, acarretada pela falta policiamento.   Outrossim, o combustível mais utilizado em automóveis atualmente é a gasolina, óleo obtido através do refinamento de petróleo, cuja a queima resulta na emissão de gás carbônico. O efeito virtude é um fenômeno natural do planeta, entretanto, vem sendo agravado nos últimos séculos em virtude da grande quantidade de poluentes lançados na atmosfera. É possível afirmar que grande parte da população brasileira opta por meios de transportes particulares ao invés de públicos, o que provoca o aumento de veículos nas ruas e a poluição em excesso, valorizando o conforto em detrimento do bem ambiental.    O impacto ambiental negativo causado pela mobilidade urbana, portanto, está diretamente relacionado à exiguidade de meios seguros e à escolhas individuais. Desse modo, a fim de atenuar esse transtorno o Governo, por meio do Ministério da Infraestrutura, deve inaugurar ciclovias e realizar a manutenção nas antigas, acrescentando iluminação e policiamento, e em parceria ao Ministério da Tecnologia, deve desenvolver um aplicativo gratuito e de fácil manuseamento que estimule a carona amigável, através do qual os motoristas irão descobrir pessoas que possuem rotas semelhantes e combinarem o rodízios de carros. A escola, por seu caráter educador, deve realizar palestras e peças teatrais, com ambientalistas e pedagogos, tendo como objetivo a conscientização a respeito dos impactos causados ao meio ambiente e da importância da readequação da sociedade. Dessa maneira, irá ser gerada uma diversidade de mecanismos de deslocamentos menos degradantes.