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Enviada em: 11/09/2017

Relativo à implantação de bicicletas como meio de transporte que favorece beneficamente o meio ambiente é possível perceber que esta encontra diversos problemas no caminho. Tendo em vista o planejamento incorreto das vias, a falta de equipamentos e manutenção de qualidade em consonância com a falta de incentivo do Governo para adoção do projeto e de respeito dos outros condutores com os ciclistas, gerando, assim, mais problemas que soluções.             Referente as obrigações do Governo com o projeto de implantação das estações de bicicleta fica como dever básico a disponibilização de equipamentos bons para a utilização da população, de manutenção periódica, sinalização correta da faixa de ciclismo, e estações suficientes para facilitar tanto a retirada quanto a entrega, porém a realidade é outra, não existe ciclo faixa em todas as avenidas, deixando os utilizadores no trânsito junto à automóveis maiores correndo risco de atropelamento, as bicicletas quebram e passam a ser inutilizadas, as estações lotam rapidamente e são localizadas distante umas das outras, dificultando a entrega e até formando filas de espera para isso, causando transtorno e irritação.          Frente à essa problemática inicial, as pessoas já não possuem incentivo considerável para adotarem o programa em consonância com o saber de toda a população sobre a falta de educação e respeito dos outros condutores de carros e veículos maiores com os ciclistas, os cidadãos passam a não por confiança suficiente nesse método por medo da fragilidade que assumem ao estar em uma bicicleta. O Governo brasileiro não consegue mudar essa imagem, pois é visível as falhas no plano e não existe um incentivo forte para inserção nele.            Desse modo, políticas públicas devem ser instauradas para resolver os impasses. O Governo deve revisar o projeto e cumprir com os deveres para que haja uma confiança populacional em participar dele, tendo como consequência benéfica a diminuição do tráfego e da emissão de gases poluidores para o ambiente. Ademais, campanhas midiáticas devem ser criadas para explicar sobre tudo que diz respeito ao programa, para facilitar o entendimento e ajudar a conquistar a confiança necessária e relembrar que a adoção ao programa não é necessária se já detém o seu próprio transporte sustentável e o considera prioridade. Por fim, o Ministério da Educação (MEC) deve propor palestras nas escolas tanto para pais como para os alunos com fins educacionais sobre os benefícios da mobilidade sustentável e sua colaboração para o bem estar geral.