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Enviada em: 30/09/2017

Em busca do Locus Amoenus  No movimento literário árcade, século xviii, a expressão "Fugere Urbem" era usada para simbolizar a fuga da agitação da cidade para um local mais calmo. No entanto, na contramão dessa frase, nota-se que o meio urbano está cada vez mais povoado e com aumento de veículos nas ruas, algo que gera problema para a mobilidade urbana, sendo que alguns dos fatores que contribuem para isso são a má administração das cidades e o uso individual de veículos sobressair-se quando comparado ao coletivo.    Auguste Comte, filósofo positivista, afirmava que para evitar o caos e proporcionar o desenvolvimento de uma sociedade ela deveria ser organizada. Seguindo a linha de pensamento do filósofo, pode-se dizer que para o deslocamento de pessoas nas cidades não causar transtornos é preciso haver organização. Todavia, em muitas cidades isso não ocorre, uma vez que é insatisfatória a gestão urbana. Esta, não investe na infraestrutura das calçadas e ruas, tendo em vista que estas não têm qualidade de pavimentação e em alguns casos são estreitas, já aquelas não comportam a estrutura adequada para transição de pessoas sendo elas pedestres  ou cadeirantes.    Outrossim, no Brasil, desde a década de 1950 os automóveis tornaram-se cada vez mais presentes nas ruas das cidades brasileiras, tendo em vista que devido à politica desenvolvimentista do presidente Jucelino Kubitschek as indústrias automobilísticas instalaram-se no território nacional. Logo, atualmente, há um número elevado de carros circulando nas ruas, algo que gera problemas como congestionamentos, acidentes, poluição e entre outros. Um exemplo disso são as filas de carros formadas nas grandes cidades em horários de pico, ou seja, nas horas em que as pessoas estão indo e voltando do trabalho.       Percebe-se, desse modo, que o problema da mobilidade urbana é resultado não apenas da má administração das cidades, mas também do elevado número de carros nas ruas. Com o intuito de amenizar esse impasse, o Estado poderia promover projetos de planejamento urbano com reforma das ruas, calçadas e qualificação do transporte público, pois este é, salvo raras exceções, de baixa qualidade e alto custo, o que estimula o uso do automóvel próprio. Já a mídia poderia realizar campanhas de estimulo ao esquema de caronas que consiste em dividir o carro próprio com pessoas que farão o mesmo trajeto. Além disso, a implantação de pedágios urbanos seria um boa medida para a redução de veículos nos centros urbanos. Dessa forma, seria possível tornar as cidades um local mais tranquilo e com menor problema de mobilidade, sendo assim o termo "Fugere Urbem" poderia ser substituído pelo "Locus Amoenus", ou seja, local agradável.