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Enviada em: 11/09/2017

Historicamente, o processo de mobilidade urbana no Brasil é um desafio desde a década de 20, quando o governo brasileiro implementou políticas de modernização nas principais cidades, para se adequarem as necessidades no fluxo de pessoas da época. Todavia, ainda persistem na contemporaneidade, problemas relacionados a essa questão, devido principalmente, a falta de planejamentos urbanísticos e também de leis de incentivo no uso de trasportes coletivos pela população.           É notório que o pouco planejamento dos sistemas de urbanização no país é um dos principais problemas. Pois iniciativas de ampliação no deslocamento populacional atreladas as necessidades regionais como ocorre no Rio Grande do Sul, não são implementadas na maioria  dos estados brasileiros, no qual geram em nossas cidades, uma intensa imobilidade urbana.        Outrossim, leis governamentais de pouco incentivo na utilização de veículos coletivos fomentam para a persistência desse impasse social.Quanto à isso, nos anos de 1950, no governo de JK, promoveu políticas de incentivos de compras de veículos automobilísticos pela população sem controle, gerando na atualidade, imensas dificuldades de deslocamentos de pessoas nos grandes centro urbanos, como na cidade de São Paulo.        Portanto, o pouco planejamento urbanístico ligado as politicas não incentivadoras no uso de transportes coletivos, contribuem para essa questão. Nesse sentido, é necessário que o Poder Legislativo em parceria com os  estados e municípios brasileiros, implementem projetos que visem melhorar no deslocamento da população, como a modernização de transportes coletivos e também na criação de leis que incentivem a utilização desses veículos pela sociedade. Além disso, o Poder Executivo das grandes cidades brasileiras precisam, junto ao setor privado, dinamizar as formas desses meios de trasportes, como por exemplo, a  criação de BRT´s, VLT´s e metrôs , com baixo custo para a população.