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Enviada em: 18/09/2017

A forma como o brasileiro se desloca nas cidades é um problema antigo do país. Com a migração do campo para as cidades, elas cresceram muito em população e em extensão.Com isto, as pessoas têm maior necessidade de se locomoverem diariamente para exercerem suas atividades, além daqueles que moram em outros municípios e, através da movimentação pendular, viajam diariamente de uma cidade á outra , aumentando a pressão sobre o precário sistema de transportes.     Esses problemas tem origem histórica na adoção inicial do modal de transporte, quando o então presidente, Juscelino Kubitschek, estabeleceu a "meta de 50 anos em 5", trazendo as indústrias de veículos automotores para o país. Sem dúvida, foi um avanço para o Brasil mas sucateou as ferrovias e houve a valorização do veículo automotor, além de ser um símbolo de independência e status para as pessoas. Por outro lado, não houve investimento no transporte coletivo: são caros, de má qualidade e não atendem a população pois estão sempre atrasados, locados, sujos e mal conservados. Por estes motivos, a população leva em consideração o custo final do transporte e opta pelo transporte individual, lotando e poluindo as ruas das cidades, cheias de congestionamentos e de pessoas estressadas.                Diante deste caos em que vivem as cidades de todo o país, os brasileiros se perguntam se há solução para este caos crescente de um trânsito que mata por atropelamento, por acidentes , por estresse e por poluição.Com certeza, não é esta a cidade em que as pessoas gostariam de viver mas, diante do impasse e da inércia das autoridades em adotar medidas efetivas e seguras para melhoria do trânsito, a medida adotado é o individualismo e mais carros nas ruas. Os ônibus são estruturas ruins, mal conservadas, sem regularidade e caras pois não se integram a outros meios de transporte, fazem longos trajetos para chegar ao destino, ou seja, totalmente obsoletos.       Para encarar este desafio, o país precisa de um novo projeto de desenvolvimento neste setor. Inicialmente, o Governo, através de seu Ministério dos Transportes, precisa criar um programa nacional para investimentos e desenvolvimento do transporte coletivo tanto municipal, como intermunicipal e interestadual, abrindo espaço para as parcerias público privadas que obedeçam ao projeto principal e fomentem a criação de novos modais de transporte, integrados e mais interessantes como, por exemplo, trens e veículos leves sobre trilhos para atender às distâncias maiores pois são mais econômicos e menos poluentes. Micro ônibus, mais confortáveis e menores, podem fazem interligação entre aqueles e os diversos pontos da cidade em curtas distâncias, fazendo com que o tempo gasto no deslocamento seja menor e menos cansativo. A oferta de melhores e mais econômicas opções de transporte farão com que as pessoas deixem em casa seus veículos e optem pelo transporte coletivo.