Materiais:
Enviada em: 18/09/2017

A atual Constituição Federal vigente no Brasil defende o direito de ir e vir sem interrupções que atrapalhe tal mobilidade. No entanto, o país enfrenta problemas que impede a superação de barreiras referente à circulação de pessoas na área urbana. Desse modo, a precariedade dos transportes públicos junto a insuficiente integração entre meios de transportes são os desafios que devem ser ultrapassados.     Ainda que não restrito essas dificuldades afeta parte significante dos cidadãos que vivem em contexto de insatisfações, pois, em sua grande maioria, os transportes públicos não oferecem eficácia condizente a conforto e valor pago. Nesse sentido, o individualismo em parceria com o modelo rodoviário implantado por Juscelino Kubitschek e o aumento do poder compra na atualidade favorecem as superlotações de veículos em vias de trânsito. Por conseguinte, as pessoas gastam mais tempo do que deveriam na locomoção diária.   Além disso, na maioria das cidades brasileiras não existem uma integração suficiente entre os meios de transporte de pessoas, em que as alternativas como metrôs e linhas de ônibus se integrem. Isso é devido ao custo alto de implantação e a questões econômicas, venda de carros por empresas privadas. Ademais, a falta de investimentos em setores de transportes aumenta cada vez mais a manutenção dos desafios da mobilidade, que interfere no bem-estar da população que paga altos impostos anualmente. DA atual Constituição Federal vigente no Brasil defende o direito de ir e vir sem interrupções que atrapalhe tal mobilidade. No entanto, o país enfrenta problemas que impede a superação de barreiras referente à circulação de pessoas na área assados. Ainda que não restrito essas dificuldades afeta parte significante dos cidadãos que vivem em contexto de insatisfações, pois, em sua grande maioria, os transportes públicos não oferecem eficácia condizente a conforto e valor pago. Nesse sentido, o individualismo em parceria com o modelo rodoviário implantado por Juscelino Kubitschek e o aumento do poder compra na atualidade favorecem as superlotações de veículos em vias de trânsito. Por conseguinte, as pessoas gastam mais tempo do que deveriam na locomoção diária. Além disso, na maioria das cidades brasileiras não existem uma integração suficiente entre os meios de transporte de pessoas, em que as alternativas como metrôs e linhas de ônibus se integrem. Isso é devido ao custo alto de implantação e a questões econômicas, venda de carros por empresas privadas. Ademais, a falta de investimentos em setores de transportes aumenta cada vez mais a manutenção dos desafios da mobilidade, que interfere no bem-estar da população que paga altos impostos anualmente. Diante da perspectiva abordada, são necessárias medidas que amenizem, portanto, tal situação. Assim, o Estado deve investir nas frotas de ônibus, alertando as empresas privadas a oferecerem serviço de qualidade, caso contrário rever contratos com tais. Ainda, através da criação de um aplicativo para gerenciar os participantes, os munícipios devem incentivar a “carona solidária” para inibir engarrafamentos. Logo, a esses dois mecanismos possibilita a integração entre os transportes.iante da perspectiva abordada, são necessárias medidas que amenizem, portanto, tal situação. Assim, o Estado deve investir nas frotas de ônibus, alertando as empresas privadas a oferecerem serviço de qualidade, caso contrário rever contratos com tais. Ainda, através da criação de um aplicativo para gerenciar os participantes, os munícipios devem incentivar a “carona solidária” para inibir engarrafamentos. Logo, a esses dois mecanismos possibilita a integração entre os transportes.