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Enviada em: 18/09/2017

Mudança de Hábito                                                                             Desde o governo de Washington Luis na Republica velha , o Rodoviarismo começava a ganhar forma , "Governar é construir estradas" ,esse foi o grande lema de seu governo, o qual foi intensamente  seguido por outros governantes , como JK por exemplo , que deu ênfase para a industria automobilística em sua gestão, com grandes investimentos nesse setor, fazendo com que a cultura rodoviária e o desejo por carros fosse natural no Brasil. Inicialmente , esse pensamento foi um sinal de avanço e modernidade do país , porém , não foi um projeto a longo prazo, haja vista que hoje, mais de 50 anos depois , o país vive os transtornos de um mal planejamento da área de transportes, que parecem impossíveis de serem solucionados.         Primeiramente, deve-se destacar o intenso fluxo de carros nas grandes cidades ,como é o caso da Grande São Paulo, que sofre todos os dias com o transito caótico que torna a cidade um ambiente hostil e imerso em um caos de mobilidade urbana. Apesar desse transtorno , São Paulo adotou algumas medidas , como por exemplo o Rodoanel que visa uma mudança de rota, principalmente dos transportes de carga para caminhos alternativos , entretanto ,  essa medida se mostra ineficiente, pois não alcança a real causa dessa desordem , apenas transfere o problema para o interior da capital.        Além do transtorno de mobilidade , existem problemas ainda mais graves, cabe ressaltar a intensa poluição atmosférica e sonora,  trazendo outras questões para a vida da população urbana e Meio ambiente , dentre elas , estresse , problemas respiratórios , maior frequência de acidentes , mudança na paisagem , entre outros. A origem desse problema é visível, Hoje existem em média 2 ou mais carros por família, Essa necessidade não existe , é um hábito de cultura automobilística, que impede o bom funcionamento do transporte coletivo e o desenvolvimento de outros modais , como por exemplo o transporte ferroviário e aquático. como é o caso do Rio de Janeiro onda há um mal aproveitamento do espaço litorâneo que seria de grande utilidade para solucionar essa problemática.       Torna-se evidente portanto a necessidade de uma mudança na logística dos transportes , que poderia ser feita através de pesquisas realizadas pelo IBGE ,onde cada cidade seria analisada com o objetivo de escolher o melhor modal para cada território, o desenvolvimento pelo Governo, de debates, palestras e aulas sobre o assunto nas instituições de ensino, levando crianças e adolescentes a entender a mobilidade urbana e a necessidade dessa transição  , além disso, o desenvolvimento de propagandas que visem uma mudança de hábito na sociedade. Dessa forma poderemos alterar a Frase inicial e Governar será pensar no bem- estar de todos.