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Enviada em: 17/09/2017

Um problema de mão dupla            O processo de urbanização no Brasil não foi acompanhado de políticas públicas para atender suas demandas. Como consequência de tal fato, a mobilidade dos indivíduos nas cidades enfrenta impasses que impossibilitam um deslocamento de forma eficiente e com qualidade. Essa problemática perpetua devido dois fatores : a má qualidade dos transportes coletivos e a deficitária logística intermodal.              Mormente, metaforizando a ideia defendida pelo naturalista francês Lamarck de que a mudança no ambiente provoca alterações nos indivíduos afim de adaptar-se . Corrobora o fato de que um serviço de transporte público de péssima qualidade induz as pessoas a optarem por automóveis. Entretanto, essa atitude provoca congestionamento, estresse e problemas ambientais .             Outrossim, o uso de transporte rodoviarista em detrimento de outros meios e da política intermodal é uma realidade sempre presente na história brasileira que causa entraves na mobilidade. Visto que, com deslocamento baseado em um único tipo de transporte em um território muito discrepante e com extensão territorial continental , os indivíduos gastam muito tempo tempo nos percursos . A saber, segundo uma pesquisa publicada  em um site- Mundo Educação - um paulistano passa em média 1080 horas por ano no transito.           O deslocamento eficiente e com qualidade é inviabilizado por uma lenta mudança histórica e serviços públicos ruins. Urge, portanto, que o Governo através da Receita Federal destine mais quantias financeiras para manutenção dos veículos coletivos e que esse órgão em parceria com reitores dos cursos de arquitetura e engenharia cívil desenvolvam aulas práticas que culminem em projetos para o desenvolvimento de politicas intermodal. Ademais, as escolas instiguem a utilização de bicicletas através de palestras . Pois como proferido por o pensador Confúcio : não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.                                    .