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Enviada em: 17/09/2017

Ordem e progresso sem sair do lugar       Juscelino o presidente conhecido como JK queria levar o Brasil a crescer 50 anos em 5. Projeto bastante ousado para um país sem reservas econômicas e dependente do capital estrangeiro. Contudo, os efeitos dessa ousadia isenta de um visão ao longo prazo proporcionou , a nação escolher seu processo de mobilidade baseado nas rodovias. Embora, não sendo de todo mal hoje a alguns problemas como: clima inadequado para os modais, efeitos nefastos para a saúde da população e do planeta e custo de escoamento de produção alto.        A escolha da matriz modal baseada em rodovias em detrimento as ferrovias, geográfica e politicamente não foi a mais adequada. De mode que, o custo na manutenção desse asfalto, em um país tropical é relativamente alto devido entre outros pelo clima. Portanto, o cidadão contribui com impostos e pedágios, para um sistema oneroso que não satisfaz as necessidades de acessibilidade dos usuários.            Os efeitos sobre a saúde do brasileiro frente aos problemas no transito urbanos estão sendo estudados e muitos já são conhecidos. Logo, o aparecimento de problemas respiratórios, sendo os mais frequentes, depauperam a saúde aumentando os custos dos tratamentos. Por conseguinte, a sobrecarga de problemas dos transporte mal planejados têm consequências amplas nos vários aspectos da vida de uma cidade, principalmente no que tange a resistência física.            Frequentemente os meios de escoamento de produção se vêm abalados por paralisações dos rodoviários, na tentativa de chamar a atenção. Com a finalidade de, melhorar as condições de circulação e distribuição de produtos pelo Brasil. Essas manifestações corroboram com aumento de preços nos produtos e serviço, que são repassados para o consumidor final. Assim sendo , fazendo do país um dos mais caros do mundo em pagamentos de impostos e vazão de produtos.           Visando mitigar essas problemáticas se faz necessário a participação dos vários agentes sociais como: parceiras com Prefeitura e ONG's, a fim de, traçar medidas para facilitar e incentivar caronas solidárias e meios de transporte alternativos como bicicletas e caminhadas. Consócio entre empresas e sindicatos , para traçar estratégias de flexibilização de horários de trabalho evitando os picos no trânsito. O governo federal poderia dar mais autonomia e subsídios  aos estados, delegando a eles suas escolhas, incentivando os vários modais  e a implantação de polos econômicos mais distantes dos centros,diminuindo para o trabalhador o tempo gasto no trânsito. Para que futuramente o Brasil possa dizer que tem ordem e progresso .