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Enviada em: 18/09/2017

Devido ao exorbitante êxodo rural gerado pela industrialização tardia, o Brasil não conseguiu estruturar bem suas grandes cidades e no século XXI sofre com isso. Dessa forma, pode-se perceber que problemas relacionados, tanto ao trânsito, quanto à acessibilidade advém da falta de planejamento das cidades. É possível reduzir os problemas de mobilidade urbana que desafiam o Brasil ? Em primeira análise, é preciso lembrar que a política rodoviarista de Juscelino Kubitschek aumentou em demasia o número de veículos no Brasil. O que, somado a pouca infraestrutura causam os trânsitos caóticos das grandes cidades na contemporaneidade. Apesar de medidas como o rodízio de placas terem sido implementadas em algumas cidades, o problema persiste e a frota de automóveis maior a cada ano. Dessa forma, os trabalhadores e moradores perdem muitas horas em engarrafamentos, prejudicando suas vidas pessoais.  Ademais, portadores de necessidades físicas tem pouco acesso a vida nas cidades, haja vista a, ainda, pouca quantidade de rampas, corrimãos e faixas em braile - e em sua maioria ou são mal planejadas ou estão depredadas. Segundo Aristóteles, devemos lidar com a diferença do outro de acordo com as suas necessidades. Desse modo, políticas públicas que visem à locomoção e comodidade de pessoas com limitações físicas se fazem necessárias para promover acessibilidade a todos. Para reduzir os problemas da mobilidade urbana, portanto, Canais televisivos em consonância com o Legislativo, devem tomar atitudes. Esse elaborando leis que façam com que todos os estabelecimentos sejam acessíveis aos portadores de necessidades especiais e as instalações planejadas por especialistas. E aqueles propagar mensagens motivadoras para que as pessoas utilizem bicicletas e façam uso de aplicativos de carona, na tentativa de reduzir o número de carros na cidade. Assim, gradualmente a problemática deixará de ser um desafio para o Brasil.