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Enviada em: 16/09/2017

O processo intenso de urbanização no Brasil, principalmente nos anos 60, se deu de maneira homogênea e descentralizada. O país investiu nesse período em criação de rodovias e a sua expansão, priorizando o uso do recurso abundante e nacional - o petróleo - e a abertura do capital estrangeiro para a chegada do automóvel. Consequentemente, os polos urbanos sentem com a falta de uma maior integração entre os modais, e aumentam os problemas na qualidade de vida da população.       As cidades não possuíam, e ainda não possuem uma boa infraestrutura para abrigar esse novo contingente populacional nas grandes cidades. O uso de transporte coletivo como ônibus, metrô e trem, na sua grande maioria são obsoletos, com pouca falta de segurança e com precária rede de integração fazem com que, as pessoas usem o carro para se deslocarem. Devido a isso, a rede urbana sofre com grandes engarrafamentos, trânsito caótico em horários de pico e estresse diário, fazendo com que, o deslocamento pendular seja problemático.       Esse modal rodoviário difundido no governo de JK, fez com que o número de automóveis circulante se difundisse e crescesse em todo o território nacional. Nos dias atuais, com o incentivo do governo para o mercado automobilístico (reduzindo impostos) e com o crescimento do poder aquisitivo fez com que os números de carros aumentassem significativamente fazendo com que cidades com pouco planejamento sofram com problemas diários no seu deslocamento. Outro fator a ser observado é que a mídia e publicidade incentivem através de propagandas que atrelam a ideia de felicidade ao consumo de tais produtos.       Observa-se, portanto, a necessidade de se debater sobre os desafios da mobilidade urbana no Brasil. É preciso que os governantes criem projetos para uma melhoria na infraestrutura de suas cidades e destinem uma parte da verba para a manutenção e construção de novas estradas, viadutos e invistam nos modais coletivos para  desafogar áreas congestionadas e diminuindo as emissões de gases poluidores.