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Enviada em: 18/09/2017

A problemática quanto a mobilidade urbana é antiga, na primeira república brasileira, por exemplo, houve a implantação de bondes e uma tentativa de melhorar as vias de transporte, porém, apesar de feito para todos, não era isso o que acontecia. O Brasil, tendo uma formação pautada em ideais aristocratas e politicas de segregação cultural e racial, fez com que nobres - em detrimento das demais classes-, fossem priorizados, entendendo-se assim, portanto, que a mobilidade urbana atual é fruto desse passado.       O direito de ir e vir é uma cláusula pétrea da constituição, sendo inalienável, pelo menos, no ponto de vista legal. Porém, quando se trata dos meios de transporte, e de sua precariedade, fica evidente que as pessoas que dependem de transporte público são prejudicadas nesse direito. Nesse ínterim, é possível observar que classes com maior poder aquisitivo, sem dúvidas, terão maior capacidade de se movimentar; quer seja na cidade, ou em viagens nacionais e internacionais.         Um problema gerado pela grande necessidade das pessoas se locomoverem, está no trânsito das grandes cidades. Leis como o rodízio automobilístico tentam diminuir esse fluxo de veículos nas grandes cidades, porém, aqui mais uma vez às pessoas mais abastadas tendem a ser privilegiadas, pois, tendo condições de comprar mais de um veículo, em nenhum momento, dependeram do transporte público.         "Se a classe operária tudo produz, a ela tudo pertence" citando o sociólogo Karl Marx, é possível ter uma visão mais ampla dessa problemática, sendo ela, portanto, de cunho social, ou algo que Weber chamaria de "relações interpessoais". Nesse ínterim, fica evidente, que mudanças devem ser feitas. Em primeiro lugar, o Estado Nacional tem o dever de aplicar melhorias no transporte público,isso pode ser feito ouvindo os principais problemas das pessoas que dependem desse meio para se locomover, e aplicando melhorias nesses pontos,como redução do preço de passagens e aumento na frota de veículos; o governo municipal, deve averiguar junto a Receita Federal, pessoas que possuem mais de um veículo, para que seja cobrado impostos maiores sobre veículos além do necessário, e que esses também sofram sanções em dias de rodízio. Sendo assim, com a aplicação de tais medidas, construir-se-á, o estado de bem estar social, e, segundo o sociólogo Durkheim, um melhor convívio entre o "corpo coletivo " que nada mais é, que as relações entre os indivíduos.