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Enviada em: 19/09/2017

A chamada "mobilidade urbana" corresponde aos mecanismos e condições ofertadas pelo Estado para que um determinado indivíduo transite entre as diversas regiões que compõe uma cidade analisando coerentemente questões ambientais, sociais e inclusivas.  Hoje, o Brasil se porta como um dos países que mais sofrem com o quesito de mobilidade urbana no globo, devido tanto a heranças históricas, a exemplo da urbanização desenfreada e tardia, quanto a fatores contemporâneos, a exemplo da logística ineficiente usufruída pelo Estado para o gerenciamento da mobilidade urbana o que constitui um desafio a ser discutido analisado e superado pelo Brasil.    A priori se faz necessário analisar as causas históricas que corroboram para a atual situação caótica que a mobilidade urbana brasileira vivencia. A urbanização tardia vivida pelo país no século XX foi responsável por promover o êxodo rural de forma mais acelerada, o que, sem o planejamento devido e a criação de uma logística prévia, promoveu o inchaço de grandes centros de forma desorganizada e arbitraria o que reflete atualmente no inchaço urbano. É válido pontuar também o histórico de políticas públicas promovidas pelo Estado para a aquisição de automóveis. Essas políticas corroboram para um maior número de carros nas ruas e avenidas das cidades do país que, consequentemente, corroboram para um trânsito mais lento e caótico devido a grande proporção de carros circulando.    A posteriori cabe observar os fatores contemporâneos que contribuem para a manutenção de tal quadro analisando os desafios a ser superados. Inicialmente, cabe analisar a responsabilidade do Estado quanto a tal problemática. Ruas cheias de buraco, calçadas deficitárias,falta de diversificação, segurança e incentivo para com os transportes públicos refletem o desleixo que esse órgão possui perante a população e o resultado é observado diariamente no trânsito brasileiro: caótico, associado a problemas ambientais e um déficit na inclusão social de deficientes físicos. Esse quadro lamentável deve ser combatido para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.      Portanto, diante de um problema de tamanha abrangência algumas medidas devem ser tomadas. Inicialmente se faz necessário que o Ministério do Transporte promova a implementação, invertimento e adaptação dos diversos modais que compõe uma cidade com investimentos em segurança, conforto e frota. Além disso, também é válido a melhora na condição física das ruas, avenidas e calçadas brasileiras por parte do Governo Municipal para promover a maior inclusão daqueles que possuem necessidades físicas. Por fim, se faz preciso que o Estado adote uma política educacional que promova um maior incentivo ao uso dos transportes públicos para que, desse modo, haja uma redução dos tantos desdobramentos existentes quanto a deficiência na mobilidade urbana vivenciada atualmente.