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Enviada em: 01/11/2017

Getúlio Vargas. JK. Militares. Foram alguns do principais responsáveis pelo rodoviarismo no Brasil, os quais construíram diversas estradas e  impulsionaram a compra de automóveis em todo o país, medidas estas decorrentes do forte momento industrial vivido na época. Contudo, esse método de expansão territorial desencadeou o grande número de veículos nas cidades, o que gerou diversos problemas de mobilidade urbana, como os quilométricos engarrafamentos, tantas vezes visto nos noticiários.       É indubitável que o processo de urbanização, no Brasil, foi impulsionado pela industrialização nas grandes cidades, juntamente com o êxodo rural, resultante da falta de terras e emprego no campo, propiciaram os aglomerados populacionais presente no país. Estes, por sua vez, necessitam de transporte para se locomover a suas habitações, trabalhos, escolas. Porém, muitas vezes, apenas os que não têm outras opções optam pelo precário veículo público, o que contribui diretamente para que os cidadãos prefiram usar o transporte particular, já que é mais confortável, rápido, a disposição e atende as necessidades do indivíduo.        Em contrapartida, essa escolha ocasiona atrasos e estresse ao cidadão e poluição ao meio ambiente, fatores refletidos diariamente nos caóticos trânsitos brasileiros. Além disso, as poucas políticas públicas de infraestrutura voltadas à mobilidade, como ciclovias, construções de vias duplas, instalação de metrôs e melhoria nos transportes coletivos, em geral,  contribuem também para a aglomeração de carros nas ruas brasileiras. De um lado, estão os  milhares de veículos que poluem e congestionam as cidades, do outro, os precários serviços coletivos ( ônibus e metrôs).       Logo, diante esses fatos, medidas precisam ser tomadas para aliviar a mobilidade urbana. A princípio, o governo federal deve estipular metas para as principais cidades com esses problemas, nessas metas as prefeituras devem, em um determinado tempo, ampliar ou criar ciclovias e passagens exclusivas para ônibus, nas principais ruas da cidade. Além disso, devem também colocar em circulação uma quantidade de coletivos de acordo com a população, 10 coletivos para cada 7.000 habitantes, por exemplo. Como consequência do descumprimento, o/a prefeito (a) recebe seu salário descontado por multa. Para as cidades com melhores infraestruturas, como capitais, devem ampliar as metas aos metrôs também.