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Enviada em: 22/09/2017

Com o crescimento das cidades, o Brasil encontra-se frente a muitos desafios, destacando-se, principalmente, a falta de mobilidade urbana eficiente. A adesão a automóveis individuais e a pequena diversidade de modais de transporte representam os principais agravantes de problemas do trânsito - engarrafamento, lentidão, estresse e etc - no país.       Em detrimento das deficiências da mobilidade urbana no Brasil, as grandes indústrias enxergaram a oportunidade de ampliar o negócio de automóveis no país. A baixa qualidade dos transportes públicos e os incentivos governamentais à indústria automobilística contribuíram significativamente para intensificada adesão do brasileiro ao uso de veículos individuais. Esse crescimento implica no agravamento de problemas urbanos - congestionamentos, baixo escoamento de mercadorias e etc -, que, por sua vez, precisam ser contornados.         Além disso, a baixa diversidade de modais de transporte - rodoviários, ferroviários e aquaviários - contribui significativamente para o agravamento dessa condição. O Brasil possui, majoritariamente, sua matriz de transporte composta por rodovias. Isso significa que o investimento em outros setores contribuiria massivamente para eficiência da mobilidade urbana no país. Incentivando o uso de hidrovias e ferrovias, o escoamento de mercadorias seria mais preciso, haja vista grande quantidade de rios navegáveis no território brasileiro. Promovendo a versatilidade desses modais e o uso de transporte coletivo, o país poderia solucionar, satisfatoriamente, os desafios da mobilidade nos grandes centros urbanos.           Sendo assim, nota-se que o Brasil possui alternativas para contornar os desafios da mobilidade urbana. Investir na melhoria do transporte coletivo garantirá a redução do uso de transportes individuais, desobstruindo, consequentemente, o trânsito nas grandes cidades. Ao explorar a versatilidade dos modais, o Governo deve estimular a inserção das hidrovias e das ferrovias nos canais de escoamento, evitando a saturação das rodovias e promovendo melhoria nos fluxos transitórios.