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Enviada em: 22/09/2017

Adaptação     A mobilidade urbana tem se tornado um grande problema no Brasil, e trás consigo desafios a serem enfrentados. É fato que o uso de veículos individuais geram engarrafamentos cada vez maiores em todo o país, tanto nas grandes metrópoles, quanto em cidades consideradas pequenas cuja sua população não passa de cem mil habitantes. Aliado à isso, tem-se cidades mal planejadas que não contam com vias para meios de transporte alternativo.       É inegável que no Brasil as pessoas tendem à ter preferencia pelo transporte individual como carros e motos. Não só o conforto, mas também a disponibilidade são fatores essenciais para que isso ocorra, visto que, em grande parte, os transportes públicos vivem lotados e com horários irregulares. Outro fator de repulsa é os preços abusivos de passagens em inúmeras regiões que, segundo o portal de notícias "G1" em uma reportagem postada no início de 2017 chegam a passar de R$4,50 na capital de Belo Horizonte. Por conseguinte, o excesso de veículos nos horários de pico geram engarrafamentos estrondosos, como exemplo o maior ocorrido no país até hoje que aconteceu na cidade de São paulo e formou filas de 344 KM em maio de 2014 segundo o portal de notícias Uol.       Diferentemente de cidades construídas mais recentemente, como a Capital Federal Brasília, grande parcela das cidades no Brasil foi habitada de forma não planejada. Assim, elas não foram construídas a fim de suportar tantos automóveis e nem mesmo outros meios de transporte. Há muitos casos de pessoas que estão começando a optar por veículos alternativos como a bicicleta e o patins, pois além de economizar dinheiro, a troca favorece o meio ambiente por não poluir e é uma maneira de fazer exercícios físicos, que são sempre bem vindos no quesito saúde.      Dessa forma, portanto, com o intuito de sanar o problema dos engarrafamentos, os Governos Municipais devem Investir em novas frotas de ônibus garantindo conforto aos usuários, assim, melhorando o transporte público para que haja um maior incentivo para o uso do mesmo nas cidades. Somado a isso, a sociedade deve aderir um meio de organização chamado "Park and ride" que implica em estacionar nas periferias das cidades e utilizar o transporte público dentro delas para que a frota de veículos diminua nos centros urbanos.