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Enviada em: 26/09/2017

O direito de ir e vir está previsto na Constituição de 1988. Entretanto, não se efetiva, integralmente, na prática, haja vista que a fluidez  no trânsito brasileiro é ineficiente. Diariamente, milhares de pessoas enfrentam longos engarrafamentos nas ruas e avenidas do país, isso gera gastos e provoca estresse. Dessa forma, é válido analisar as questões políticas e sociais que interferem nessa problemática .     Nesse sentido, tem-se a política rodoviarista implementada pelo governo de Juscelino Kubitschek, em meados do século XX, com o propósito de integração territorial, trouxe para o país a indústria automobilística. Nesse cenário, a entrada de automóveis no Brasil como produto de consumo foi cada vez maior, as baixas taxas na compra desses veículos facilitavam o acesso. Assim, as cidades que não possuíam planejamento de tráfego, infraestrutura adequada, começaram enfrentar um grave problema com os congestionamentos- isso perdura até os dias de hoje.     Em consonância, a opção por transporte individual tornou-se frequente nos centros urbanos. Os motivos pelo qual isso ocorre, normalmente, são devidos aos problemas nos transportes coletivos, tais como: veículos com déficit estruturais, superlotações, tarifas elevadas, entre outros. Diante disso, pensando em comodidade e conforto, os usuários compram automóveis para melhorar a qualidade de vida, é inegável o custo-benefício. Porém, essa conduta atinge, diretamente, a mobilidade no trânsito.Isso é notório quando analisa os dados do Sindiônibus, enquanto um ônibus transporta 80 pessoas, um carro transporta 1,4.   Para que os direitos de ir e vir sejam assegurados, faz-se necessário,portanto, uma parceria entre o Ministério dos transportes e empresas privadas do ramo, em prol de  melhorias nos transportes público coletivo,redução de tarifas e  investimentos nos outros modais: ferroviário e fluvial com intuito de transportar mais passageiros em menos transportes. Ademais, as organizações não governamentais podem incentivar a adoção de caronas solidárias nas redes sociais, com intuito de desafogar o trânsito.