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Enviada em: 27/10/2017

Na década de 1950, com a política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, a indústria automobilística sofreu um elevado investimento, tornando os automóveis mais acessíveis à população. Por conta desse estímulo, atualmente, a quantidade de veículos nas ruas brasileiras é exorbitante, ocasionando problemas de mobilidade e prejudicando gravemente a vida dos cidadãos.    Dessa forma, os problemas dessa situação são visíveis, não somente nas grandes metrópoles, como também nas cidades médias, devido à vigente desconcentração industrial no país. Sendo assim, engarrafamentos são corriqueiros no dia-a-dia dos brasileiros, fazendo com que sejam obrigados a sair de casa na madrugada para chegarem ao trabalho a tempo, e, mesmo assim, passando longas horas no trânsito. Além disso, muitos dos que não possuem veículo próprio, têm de frequentar transportes públicos ineficientes e em condições precárias, sem o mínimo de conforto a que deviam ter direito.    Nesse sentido, por conta da concentração industrial histórica na região Sudeste, durante o processo de industrialização do Brasil, a mobilidade mais precária encontra-se, ainda, nessa região, principalmente na metrópole global São Paulo, que, sozinha, é responsável pela liberação de enorme quantidade de CO2 na atmosfera. Tal gás é um dos causadores de problemas como o agravamento do efeito estufa e as chuvas ácidas. Analisando isso, pode-se destacar que o aumento da condição financeira média do brasileiro nos últimos anos, juntamente com a pobre qualidade do serviço de transporte coletivo, refletem na persistência da problemática.    Medidas, portanto, são necessárias para resolver o impasse. O Governo Federal, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, deve realizar campanhas que incentivem os trabalhadores a utilizarem veículos sustentáveis, como bicicletas. Sendo assim, o estímulo deve ocorrer através da concessão de um bônus salarial aos cidadãos que se comprometerem a ir ao trabalho de bicicleta, sendo esta, disponibilizada pelo próprio governo. Dessa forma, possivelmente, as ruas ficariam menos caóticas e os impactos ambientais seriam reduzidos.