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Enviada em: 24/09/2017

É notório que uma boa mobilidade urbana é fundamental para qualquer país, pois ela influencia a qualidade de vida da população e até mesmo a economia do país, mas, infelizmente, o Brasil apresenta uma péssima mobilidade urbana por causa da sua baixa diversidade. Dentre motivos relevantes, tem-se: a predominância de um certo tipo de transporte e a falta de legislação para mudar esse cenário.            O Brasil transporta mais de 60% de suas mercadorias por rodovias e essa predominância tem início nos anos de 1920, com a exportação de café- de acordo com a revista "Guia do Estudante". Isso revela um problema, pois é necessário para um país com grande extensão- como o Brasil- uma diversidade de meios de transportes e não um meio com mais da metade do total de transportação. Isso causa um aumento gigantesco de carros, caminhões- por exemplo-, pois são do mesmo tipo de modal e assim causando enormes engarrafamentos que diminuem a qualidade de vida da população por causa do stress nas estradas e causa problemas na economia, pois com o engarrafamento os caminhões irão demorar muito para entregar as mercadorias- de acordo também com a revista "Guia do Estudante".              Esse quase monopólio na matriz de transportes é perpetuado pelos próprios governantes da história do país- como exemplo, quando o governador Juscelino Kubitschek diminuiu ainda mais os impostos para os veículos para o crescimento da industria automobilística e com isso houve um aumento de veículos no país. Isso demonstra que em vez de uma legislação para diversificar a matriz de transportes no país acabou ocorrendo o contrário. Isso acabou causando uma cultura no país em que as pessoas cada vez adquirem carros por meio da pesquisa do Denatran que revela enquanto a população no Brasil aumentou em 12,2% numa década, o aumento do número de veículos motorizados foi de 138,6%.               Portanto, é necessário mudar a mobilidade do país. Dentre tantas ferramentas para mudar-se esse cenário, tem-se: uma legislação que favoreça a diversidade da matriz de transporte do país por meio dos governantes incentivando essa diversidade com diminuição dos impostos para todos os meios de transportes e não só para um- como ocorreu no governo de Juscelino Kubitschek. É também necessário que o governo além da diminuição dos impostos também favoreça um ambiente para essa diversidade- por exemplo, não só as melhorias das rodovias, mas também que aja melhorias nas ferrovias, nas hidrovias-, pois não adiantará muita coisa ter incentivos fiscais e não possuir um ambiente agradável com boa manutenção-  por exemplo- para o uso de certo tipo de transporte.