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Enviada em: 25/09/2017

No período do Império o Brasil optou por um modelo urbanístico rodoviarista. Esse padrão no modal de transporte auxiliou nos transtornos da mobilidade urbana. Além disso, o aumento do número de automóveis aliado ao pouco uso de outros meios de locomoção torna a situação ainda pior.                 Apesar de haver uma lei sancionada em 2012 que restringe, em determinados horários,a circulação de veículos individuais, percebe- se que não foi capaz de resolver essa problemática. Como exemplo disso é a cidade de São Paulo que mesmo com medidas feitas pelo Governo para melhorar a situação ainda, assim, apresenta um trânsito mais caótico do país.                 Além dessa medida, cidades como Brasília escolhem construir ciclovias numa tentativa de diversificar os meios de transporte e assim desafogar o trânsito nas principais vias. Contudo, a extensão dessas ciclovias são limitadas e, infelizmente, não é possível fazer todo o trajeto para longas distâncias.                  De acordo com o que foi exposto, faz-se necessário que o Ministério do Transporte em parceria com empresas de transporte coletivo possam instaurar o BRT. Ele é um tipo de transporte rápido que diminui sobremaneira o tempo de viagem pois possui faixa exclusiva nas vias. Esse tipo de locomoção é bastante utilizado em Curitiba e se mostra como uma solução para melhorar a mobilidade urbana. Ademais, é necessário que o Governo por meio de liberação de verbas, construa mais ciclovias como também fazer a extensão das já existentes. Com isso estimulará os indivíduos a se transportarem de forma mais sustentável além de diminuir os grandes congestionamentos do país.