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Enviada em: 26/09/2017

O êxodo rural e o consequente crescimento urbano vêm acontecendo devido à busca por melhores condições de vida e pela ilusão de que os grandes centros podem proporcionar melhorias sociais. Todavia, as cidades brasileiras, geralmente, não foram planejadas para abrigarem todo o contingente de pessoas que nelas habitam, uma vez que essa população enfrentam diversas precariedades em razão da falta de estrutura. Uma delas é a mobilidade urbana estagnada,já que os cidadãos enfrentam muitos problemas para se locomoverem nas cidades.       Visto isso, é relevante citar alguns dos diferentes desafios encontrados pela população em relação à mobilidade urbana no Brasil. Um deles é o fato o transporte público ser precário. Por conseguinte, as pessoas dão preferência a carros próprios. Além disso, no governo de Juscelino Kubistchek, o Brasil ganhou muitos investimentos no modal rodoviário, devido a implantação de empresas automobilísticas no país. Assim, a maioria dos deslocamentos são feitos através dessas estradas e isso pode causar saturação no trânsito, já que a maioria se concentra nesse modal. Ademais, com o crescimento urbano acelerado, as periferias das cidades foram crescendo e seus moradores se afastaram bastante dos centros e intensificou a migração pendular.       Essa dificuldade da mobilidade urbana traz diversas consequências para as pessoas e para o meio urbano em geral. Uma delas é o fato de causar o inchaço e caos nos trânsitos. À vista disso, é comum que os motoristas e passageiros se estressem mais e que hajam mais engarrafamentos,principalmente, em horários de pico. Ademais, há os impactos ambientais causados pelo crescente número de veículos em circulação como, por exemplo, a poluição, a intensificação do aquecimento global e as chuvas ácidas. Além disso, como o modal rodoviário é muito utilizado para transporte de cargas pesadas e mercadorias, esses asfaltos são ,frequentemente, danificados pelo peso e impacto das carretas.       Em suma, depreende-se que a mobilidade urbana brasileira é, em geral, ruim. Para melhorá-la, é importante que o governo priorize o transporte público e construção de metrôs que dão acessos a mais lugares e que seja facilitada a integração de modais.Além disso, devem construir ciclovias para a segurança dos ciclistas e estimular esse meio de transporte sustentável a fim de reduzir a circulação de de veículos movidos a combustíveis fósseis. Ademais, devem estipular o rodízio de carros, construir trincheiras e pistas exclusivas a fim de aliviar a tensão e saturação do trânsito. E, as empresas de ônibus devem investir no conforto de seus veículos e aumentarem suas frotas para melhor servir a população e estimular o uso dos coletivos. Cabe à mídia, a promoção de campanhas em que incentivem a carona, para que haja uma redução no número de veículos em circulação.