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Enviada em: 27/09/2017

Já dizia o ex-presidente Washington Luís: "Governar é abrir estradas", ao inaugurar a primeira rodovia asfaltada do Brasil. Juscelino, por sua vez, abriu a primeira indústria automotiva no país. Estes fatos, refletem a atitude dos governantes do Brasil, que desde o século passado, estimulam a venda de automóveis em nosso país e a urbanização de estradas e rodovias, que infelizmente não possuem uma estrutura adequada para quantidade de carros, levando à um caos na mobilidade urbana. Na cidade de São Paulo, segundo o site Uol, um indivíduo, anualmente, passa mais tempo em engarrafamentos, 45 dias, do que em férias, que em média são 30 dias. Os dados citados são preocupantes e medidas cabíveis devem ser tomadas para reverter a situação, com a intenção de melhorar a qualidade de vida nas cidades e proporcionar o direito de ir e vir aos cidadãos, garantido pela constituição.    Primeiramente, as condições oferecidas pelo transporte público nas grandes metrópoles são precárias e não atendem de forma ampla os cidadãos. Os ônibus desconfortáveis, quentes, metrôs lotados e com rotas que não atendem de forma suficiente à população, corroboram para que a maioria dos brasileiros optem por veículos de mobilidade individual. Um carro transporta em média 1,4 pessoas e um ônibus por volta de 80 usuários, ou seja, a solução para o desafogamento das vias urbanas é o uso do transporte público, visto que, medidas adotadas como rodízios de carros e faixas exclusivas para ônibus se mostram ineficientes.   Outro problema vigente é o baixo investimento em faixas destinadas aos ciclistas, que em em algumas cidades se encontram totalmente mal sinalizadas e deterioradas e em outras é inexistente. Como consequência disso, bicicletas dividem espaço nas ruas e calçadas, com carros e pedestres, colaborando com o aumento de acidentes envolvendo usuários desse meio de transporte, e com a menor intenção da população de utilizar deste meio para locomoção.   Sob essa perspectiva, para solucionar esse problema, o Governo Federal, deve ampliar as linhas de metrôs existentes, realizar a troca dos ônibus, incluindo novos com ar condicionado e poltronas confortáveis, revitalizar e construir novas ciclovias, com a finalidade de estimular à população a optar pelos transportes públicos e o uso de bicicletas.  O Ministério dos Transportes deve divulgar a importância do uso da bicicleta nas diversas mídias, como a televisão, realizando campanhas publicitárias, onde ressalte os benefícios para o meio ambiente e saúde, pois além de contribuir para a diminuição de lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera, a bicicleta ajuda no combate ao sedentarismo e como consequência, proporciona maior longevidade à população. Outras medidas podem ser tomadas, mas conforme Oscar Wilde: "O primeiro passo é o mais importante para à evolução de um homem ou nação".