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Enviada em: 03/10/2017

No século XX, o presidente Wastington Luís, priorizou investimentos na construção de rodovias por todo Brasil. Pois, acreditava que "governar era construir estradas". No entanto, atualmente a mobilidade urbana é um problema no Brasil, que gera consequências para á saúde humana e para o meio ambiente.    Seja pela história política brasileira, que não investiu uniformemente em outros meios de locomoção, além de rodovias, ou pela facilidade crescente pra obtenção de automóveis, devido aos financiamentos. No país, principalmente nas capitais, existem mais automóveis que as ruas são capazes de comportar.    Dessa forma, é comum a ocorrência diária de congestionamentos, afetando á saúde humana, seja devido ao estresse ou inalação de poluentes, diminuindo assim tanto a expectativa como a qualidade de vida. Outro aspecto a ser observado é o agravamento de problemas ambientais, como as ilhas de calor, diminuição da camada de ozônio, provenientes dos gases emitidos pela queima de combustíveis fósseis.      Diante de tudo que foi mencionado, é essencial uma ação conjunta entre o ministério das cidades e de transporte, direcionando recursos para uma integração modal, com um bilhete único. Além disso, seria viável a construção de vias exclusivas para ônibus coletivos e melhoria dos mesmos, para torná-los mais atrativos e consequentemente diminuir o número de veículos e congestionamentos.