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Enviada em: 28/09/2017

O rápido processo de industrialização brasileiro incentivou um êxodo rural desenfreado, um crescimento desordenado e sem planejamento dos centros urbanos. Concomitantemente, o Brasil apresenta umas das maiores populações mundiais e um processo de urbanização crescente nas últimas décadas, o que acabou contribuindo efetivamente com as dificuldades de desenvolvimento em infraestrutura e mobilidade urbana. A industrialização brasileira foi responsável por um aquecimento significativo na economia do Brasil, fazendo com que o capital nacional não fosse exclusivamente dependente do agronegócio. Entretanto, a concentração industrial em determinadas regiões, resultou em um inchaço demográfico das cidades ao redor o que gerou graves problemas urbanos, como o excesso de trânsito e a superlotação dos transportes coletivos.  Por outro lado, a falta de planejamento afeta diretamente na mobilidade. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, são de extrema importância para a economia, contudo, são exemplo da falta de planejamento em infraestrutura e mobilidade. As grandes cidades brasileiras apresentam problemas relacionados ao trânsito excessivo, ao déficit de linhas metroviárias e de ônibus e, principalmente, aos altos valores das tarifas cobradas pelos transportes coletivos. Todos esses desafios colaboram com a dificuldades de deslocamento dentro do espaço geográfico urbano.  Posto isso, é evidente a necessidade de um aumento no número de transportes coletivos nas grandes cidades brasileiras. Portanto, cabe ao Governo e ao Ministério do Transporte aumentar o investimento público em transportes, visando a aquisição de mais ônibus, a interligação de estações de metrô, rodoviárias e aeroportos e um aumento das malhas metroviárias dos centros urbanos. Além disso, a iniciativa privada, poderia criar aplicativos que indicassem o trajeto, localização dos ônibus e das estações mais próximas facilitando o deslocamento dos usuários dentro das cidades e, em contrapartida, poder-se-ia reduzir as tarifas dos usuários que utilizassem e divulgassem tais aplicativos.