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Enviada em: 27/09/2017

No limiar do século XXI, as dificuldades encontradas na locomoção urbana são um dos principais problemas que o Brasil foi convidado a administrar, combater e resolver. Nesse sentido, a má qualidade do transporte público brasileiro e as condições precárias de estradas e rodovias são os pilares para a permanência dos desafios de mobilidade da população.       É importante destacar, primeiramente, que após a introdução da indústria automobilística por Juscelino Kubitschek no anos 1950 a frota de automóveis não parou de crescer. Dessa forma, os carros particulares são os mais visados já que o sistema de transporte público possui inúmeras deficiências sendo incapaz de atender cerca de duzentos milhões de brasileiros. Por consequência, engarrafamentos, trânsito intenso e estresse são elementos da rotina da população que vive nas capitais e em grandes centros urbanos. logo, mudar esta realidade é uma necessidade e não um fato opcional.       Deve-se destacar, também, que a malha rodoviária brasileira é uma das mais extensas do mundo ocupando a quarta colocação no ranking mundial. Entretanto, a falta de investimentos e desvio de verbas contribuem para a estagnação de estradas totalmente precárias e muitas vezes sem asfaltamento. Um exemplo disso é a rodovia transamazônica, que seria responsável em ligar diretamente a região norte à região sudeste, porém a obra não foi finalizada e diariamente muitos caminhoneiros arriscam suas vidas ao percorrer por uma estrada fora das condições ideais.       Evidencia-se, diante disso, que a mobilidade urbana é um problema que afeta toda a sociedade brasileira. Diante disso, cabe ao Governo Federal investir na reforma e construção de novas rodovias, a fim de atenuar os casos de engarrafamento e acidentes, além de realizar projetos de pavimentação em outras estradas. Outrossim, a mídia e as plataformas digitais, como importantes instrumentos de conscientização social, devem realizar propagandas e incetivos ao uso de aplicativos de celular que oferecem caronas visando diminuir o número de automóveis que circulam na cidade. Ademais, realização de uma parceria público-privada entre o Ministério do Transporte e empresas privadas pertencentes ao ramo da mobilidade urbana visando aumentar a qualidade do transporte público brasileiro, além de reformar ônibus e metrôs.