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Enviada em: 09/10/2017

Na América espanhola, os conquistadores implantaram um complexo sistema de controle sobre as regiões dominadas e essa estrutura inicial permitiu a criação de cidades organizadas e planejadas nesses países. No Brasil, não houve planejamento urbano, e cidades como São Paulo se formaram de forma aleatória. A falta de planejamento é a principal causa da crescente crise de mobilidade urbana vista atualmente, levando a outros problemas como o espraiamento das cidades e a predominância do transporte rodoviário individual.    A falha no planejamento das cidades gera o espraiamento -crescimento horizontal antes de a densidade demográfica ideal ser atingida. Esse fenômeno gera dificuldade na mobilidade urbana, já que as pessoas precisam se deslocar das periferias para a cidade para trabalhar, estudar e ter acesso à serviços, provocando grande dificuldade de locomoção. A falta de transportes de massa eficientes, como ônibus e metrô, contribui para o agravamento desse problema. Uma solução para esse problema é a carona solidária, diminuindo o número de carros nas ruas.   Aliado a isso, desde o Governo JK em 1950, o rodoviarismo foi implantado como a principal forma de transporte no país, juntamente com o subsídio para a compra de carros de passeio. Assim, hoje o Brasil atinge a marca de 50 milhões de automóveis, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A predominância do transporte individual leva à grandes engarrafamentos, tornando complicada a locomoção nas cidades e impedindo o acesso das pessoas à direitos como educação, saúde e lazer.   Deve ser realizado, portanto, um planejamento que possibilite uma melhor locomoção e qualidade de vida nas cidades, diminuindo o tempo de deslocamento das pessoas para o acesso à serviços. Cidades mais densas podem ser empregadas pelas prefeituras com a ocupação de espaços ociosos gerados pelo espraiamento e a criação de bairros autossustentáveis, por meio de associações público-privadas, diminuem a necessidade de locomoção da população. Além disso, modais de transporte sustentáveis devem ser empregados, como ônibus articulados e VLT, que permitem maior quantidade de passageiros, com corredores exclusivos que permitirão um transporte mais eficiente.