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Enviada em: 03/10/2017

Segundo a Constituição brasileira, todos os indivíduos tem o direito de ir e vir, porém, quando referido ao trânsito caótico e conturbado, a mobilidade é por diversas vezes dificultado, principalmente em cidades grandes. Diversos fatores influenciam nessa intransitoriedade que vão de aspectos históricos ao descaso governamental. Cabe aqui discutir esse impasse no intuito de reverter tal situação.          Primordialmente, é preciso atribuir a raízes históricas tal fato. O rapido crescimento de diversos povoamentos no qual esteve ligado ao excessivo êxodo rural, atrelado ao investimento do rodoviarismo impulsionado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, foram responsáveis por uma formação desigual e desorganizada. Prova disso, são as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo que lidam constantemente com intensos congestionamentos.           Ademais, as péssimas qualidades dos transportes públicos aumentam a frota de carros particulares. As precárias situações devido ao investimento em quase todo o país desse único modal, resultam em ônibus lotados e sucateados, na maior parte dos Estados. Fato esse, que, incentiva no constante aumento na aquisição de veicúlos próprios individuais, abandonando o coletivo que abarca mais pessoas, aumentando consequentemente as filas desses transportes nas vias publicas, contribuindo, dessa maneira, para o caos instaurado.         Fica claro, portanto , que tais fatores limitam o progresso nas estradas. Assim , a medio prazo, é necessário que, o ministro dos transportes promova parcerias com engenheiros qualificados, no intuito de selecionar - de acordo com a possibilidade dos locais - meios de transportes alternativos para reduzir a grande demanda rodoviária, além de, a curto prazo, destinar verbas governamentais, para aumentar a qualidade dos transportes coletivos, fazendo parcerias com as mídias para que, por meios de propagandas divulguem e incentivem o uso do transporte. Para que, por conseguinte, o direito garantido na Constituição seja levado também para as rodovias da sociedade brasileira.