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Enviada em: 03/10/2017

Atualmente, na cidade do Rio de Janeiro, houve um aumento significativo no uso de transportes individuais, automóveis, em detrimento do uso dos coletivos, haja vista o caos no trânsito enfrentado diariamente por quem se desloca pela cidade. Destacam-se como principais causas desse fenômeno, as más condições de manutenção e conservação e  quantidade insuficiente de modais, consequência da política rodoviarista do governo do ex-presidente Washington Luiz, que se estende até hoje  e não explora meios mais eficientes, capazes de transportar mais passageiros.       No que se refere às más condições, encontra-se desde ausência ou precariedade de limpeza interna e externa, até falta de manutenção da carroceria, pneus e mecânica, há relatos de bancos quebrados, animais nocivos e etc. Essas queixas estão presentes no discurso da grande maioria dos usuários, e como é sabido, qualquer meio de transporte que não passe por manutenção preventiva ou corretiva, ao ser posto em circulação pode gerar danos aos usuários, pedestres e a outros motoristas, gerando insegurança em toda a população.       Além disso, a população sofre diariamente com a escassez dos meios de locomoção, principalmente em regiões periféricas, há localidades em que o único meio disponível é o ônibus, que possui uma frota reduzida, horários irregulares e em contrapartida grande quantidade de passageiros. nos horários de maior circulação, meios automotores são insuficientes, visto que não comportam uma grande quantidade de passageiros. Isto posto, percebe-se que não há uma exploração eficiente dos transporte, no Rio de janeiro, a quantidade de linhas de trens e metrô ainda não é compatível com a quantidade de usuários.       Portanto, é necessário intensificar a fiscalização feita pela Secretária de Transporte, através de vistorias periódicas tanto nos depósitos, quanto nos modais que estão em circulação, imputando penas mais severas às irregularidades. Aliado a isso é preciso maior exploração dos meios de transporte, ampliando as linhas de trem e metrô e de corredores expressos.