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Enviada em: 06/05/2018

Entre contextos de repressão , crise e discriminação , surgem desafios relacionados, sobretudo, à produção artística em voga no Brasil. Os efeitos desse cenário ameaçador refletem-se nocivamente no panorama de direitos coletivos do país, o qual é vilipendiado pelo descaso público. A atuação de causas diacrônicas e políticas, na conjuntura atual, figuram-se como elementos determinantes da problemática. Nesse sentido, torna-se inevitável analisá-la sob a perspectiva de ambas as vertentes.            Em uma verificação inicial, de acordo com a teoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu, as representações sociais resultam da influência de fatores existentes em contextos pretéritos. Destarte, o Brasil possui extensa trajetória de desvalorização da sua arte nativa evidenciada , principalmente, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, período no qual o estilo de vida americano conduziu a cultura popular em sentido oposto à identidade artística local. A perpetuação desse quadro de desinteresse público perante o teatro, às músicas e mídias nacionais corrobora a mazela na contemporaneidade, fato que não deve ser admitido.             Outra constatação relevante trata-se, do tênue papel desempenhado pelo Estado na valorização da arte .Porquanto, as produções independentes e os casos de censura - como no caso do fechamento da exposição ‘’Queermuseu: cartografia da diferença na arte brasileira’’- são resultado da falta de suporte financeiro e sociocultural ofertada aos profissionais por parte dos órgãos do governo. Dessa forma, em face da negligência estatal direcionada ao desenvolvimento de tal bem imaterial ocorre aquilo que Bourdieu classifica como ‘’Habitus’’, ou seja, a reprodução de paradigmas arbitrários na coletividade, nessa caso, a restrição de garantias constitucionais à liberdade artística dos brasileiros.           A superação dessa configuração negativa depende, portanto, de medidas conjuntas. Compete ao Ministério da Cultura,em parceria com as secretarias municipais, o encargo de intensificar as estratégias de incentivo e investimento na produção artística brasileira. Isso deve se efetivar mediante a elaboração de festivais gratuitos com artistas e obras brasileiras abertos nos finais de semana nos municípios; subsídios à ONGs que desenvolvem projetos socioculturais ( como o AfroReggae); aumento de verbas aos diversos setores culturais( como IPHAN, ANCINE). O objetivo será fortalecer o crescimento da arte nacional e ,assim, aumentar as possibilidades de se atingir uma cidadania pragmática.