Materiais:
Enviada em: 06/05/2018

A semana de arte moderna, em 1922, teve como objetivo a valorização da produção artística nacional, a qual retrava os elementos da cultura brasileira . Entretanto, nos dias que correm os artistas enfrentam diversas dificuldades para a produção artística, como a falta de investimentos e a falta de apoio popular, em razão da desvalorização do processo artístico. À vista disso, infere-se que tal problemática é inerente à ineficácia do Estado em oferecer meios de investimentos aos artistas e à falta de uma educação artística no sistema pedagógico.       Destarte, conforme o economista Ludwig Von Mises, o Estado distenso falha no cumprimento das suas obrigações básicas para com a sociedade. Desse modo, a má gestão da máquina Estatal gera dificuldades em diversos setores básicos da sociedade, como saúde e educação, o que dificulta a vida dos cidadãos. Assim sendo, essa má administração do Estado gerou dificuldades para a classe artística, uma vez que esse gerenciamento não possibilitou o investimento e o incentivo no setor cultural. Dessa forma, os artistas que não possuem condições para custear seus projetos acabam por ficar na invisibilidade artística e torna restrita a circulação de trabalhos artísticos para as pessoas.       Nesse âmbito, segundo a antropóloga Ruth Benedict, "A cultura é a janela pela qual o homem enxerga o mundo". Com isso, a arte é um reflexo cultural da visão do homem durante a história, desde os grafiteiros aos modernistas, todas são formas de expressão do homem. Não obstante, hodiernamente, a sociedade apresenta cada vez mais um conhecimento e interesse menor sobre a arte, muitas vezes desprezando esse movimento pela falta de abordagem na esfera escola. Isso é refletido em diversas regiões do Brasil, as quais poucas instituições de ensino possuem projetos extracurriculares que explorem o lado artístico do aluno.       Por conseguinte, faz-se necessário intervenções para dirimir a ineficácia do Estado e a falta de educação artística nas escolas. Com isso, cabe à Câmara de Deputados, por meio de projetos de leis o investimento financeiro para artistas que estejam em início de carreira, os quais possam obter condições de suprir suas necessidades na produção artística, a fim de que haja melhores condições para essas pessoas e aumente a circulação de trabalhos artísticos para a população. Ademais, assiste ao Ministério da Educação, através de projetos educacionais a criação de atividades extracurriculares artísticas, como pintura, teatro e outros, os quais incentivem e mostrem aos alunos a importância da arte na sociedade, para que haja uma geração mais cônscia sobre os valores artísticos.