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Enviada em: 07/05/2018

A cultura de um país é manifesta por meio da música,língua,teatro,esporte e,tudo isso,agrega valores na produção artística,uma forma que os brasileiros têm de apresentarem  a liberdade de expressão,além de ser útil como alternativa para retirar crianças,jovens e adultos das ruas.Porém,tratar da produção artística corresponde ao enfrentamento de certos desafios,como o preconceito e a questão da falta de recursos para que seja possível manter o bem-estar de quem vive da arte,bem como o privilégio do país no que diz respeito à cultura.   Embora a arte vivida atualmente tenha passado por algumas mudanças ampliadoras e influenciadoras de oportunidades até para fora do país como bailarinos brasileiros,por exemplo,que ganharam bolsas de estudos no exterior,não quer dizer que todo tipo de arte desenvolvida tem chance semelhante.Os pichadores têm lutado a favor da formalização de seus trabalhos artísticos,a fim de alcançarem também a visibilidade e projeção social,mas a nação condena e se assegura por determinada lei da Constituição de que "pichar" é crime.Nesse sentido,na visão do jovem periférico,a ascensão do preconceito predomina e mais uma vez os limites das autoridades os deixam à margem da sociedade.   Por outro lado,submeter crianças,jovens e adultos à arte,partindo do pressuposto de "resgate" das ruas,contribui significativamente na socialização,como faz o programa "Criança Esperança",que há anos busca manter a arte através do esporte,danças,lazer e música,mas que só é possível com a contribuição de terceiros,uma vez que a demanda de participantes é alta e o país,apesar de ter um representante administrador do Ministério da Cultura,ainda assim os recursos não são suficientes para lidar com um estilo de arte abrangente,que alcance todos os moradores de rua.    Portanto,faz-se necessário medidas que resolvam esse impasse.No meio educacional seria eficiente e viável para o governo local a implantação de políticas públicas capazes de incentivarem a arte na prática,como amostras de teatros,danças de diversos estilos,palestras de incentivo a busca de uma arte vasta,sem qualquer tipo de preconceito e,consequentemente,ofertar tanto aos alunos quanto aos professores materiais específicos sobre a origem da arte para a realização de trabalhos que tomem grandes proporções.Ademais,cabe ao Ministério da Cultura regularizar os recursos recebidos do Governo Federal e aplicá-los em escolas de artes e programas incentivadores,especialmente àqueles ligados a projetos sociais,para que um dia essas pessoas tornem-se cidadãos realizados e capazes de desenvolverem sua própria arte e,automaticamente,virem a ser futuros provedores de outros que também vivem o que viveram.Assim,o Brasil estará sujeito `formação de uma sociedade justa,que agrega a todos,sem restrições