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Enviada em: 02/05/2018

A falta de incentivo à produção artística é um problema que persiste na sociedade brasileira. Apesar de o Brasil ser um país que se diz corroborador da arte, tem-se, atualmente, um contexto análogo a essa situação: ainda é muito presente os casos de pré-conceito artístico. Sendo assim, encontrar caminhos para combater esta situação é um desafio que precisa ser enfrentado pela sociedade civil e pelo Estado, haja vista dois aspectos: A restrita noção do significado de arte culturalmente propagada pela população e a falta de incentivo orçamentário disponibilizado pelo governo.       Na segunda metade do século XX, por exemplo, com a instauração do regime ditatorial brasileiro o livre arbítrio da produção artística foi fortemente censurado, contexto no qual muitos artistas foram ameaçados por expressarem suas críticas sociais por meio de músicas, grafites e poemas. De forma semelhante, pode-se mencionar que nos dias atuais grafiteiros são considerados vândalos por parte da população que consideram o grafite um crime; sendo que é uma maneira legítima de se expressar de forma artística uma opinião sobre um determinado assunto.       Outrossim, o plano orçamentário brasileiro disponibiliza pouquíssima verba para a produção artística o que inviabiliza tanto a disseminação do conceito de arte contemporânea quanto a criação de um pensamento sem pré-conceitos artísticos. Além disso, no Brasil há também uma defasagem ao orçamento destinado a educação de arte escolar, tendo em vista não ser exigido que o corpo docente de escolas públicas e privadas tenham professores específicos de história e produção de arte. Essa realidade vai contra a frase do político e ativista social Nelson Mandela que projeta a educação como a maior arma que se pode usar para mudar o mundo.         Por conseguinte, o impasse deve ser resolvido. As secretarias municipais e estaduais de educação em parceria com grandes empresas de comunicação como Facebook, Twitter e Youtube precisam criar e divulgar campanhas educacionais para crianças, jovens e adultos, abordando o conceito de arte contemporânea, como essa arte pode ser expressa, como ocorreu o contexto histórico da produção artística do brasil e quais medidas podem ser tomadas para enfrentar o pré-conceito artístico. Ademais, é preciso que o Ministério do Planejamento aumente o percentual destinado para a produção de arte, onde é viável propor também junto ao Congresso Nacional um projeto de lei que obrigue as escolas de ensino fundamental e médio a comporem o quadro de professores com profissionais destinados unicamente a ensinarem história da arte brasileira e criação de arte moderna.