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Enviada em: 03/05/2018

A arte surgiu na pré-história quando os homo sapiens começaram a se comunicar através de pinturas rupestres, desde então ela vem se modificando e se difundindo em diversos aspectos do dia a dia. Ela não apenas proporciona beleza estética e sensorial mas retrata e conserva ideologias, pensamentos de pessoas e lugares. No Brasil, a arte vem sendo um desafio para quem a utiliza como meio de trabalho, seja por preconceitos ou fatores sociais.              Como já diria Da Vinci: "a beleza parece na vida mas na arte ela é eterna", ou seja, incentivar a produção artística significa valorizar, documentar e guardar a identidade nacional do país. Entretanto existem diversos fatores que acarretam a dificuldade do fazer artístico no Brasil, tais como inferiorizar a profissão, valorizando excessivamente carreiras tradicionais como direito, medicina e engenharia. Colaborando para esse quadro a carga horária das escolas nas matérias de artes, teatro, dança, pintura, e outras formas de manifestar a arte, é pequena e muitas vezes até abstraída  da grade curricular. Fazendo-se então a construção de pessoas desinformadas e preconceituosas.                Simultaneamente, reconhecer a arte como elemento que promove cidadania e inclusão social, e não apenas como um objeto de conservação da cultura é essencial para que se possa cumprir o papel social da produção artística no Brasil. Defronte a esse pensamento, a sociedade brasileira se contrapõe as manifestações de arte como o grafite e o funk, menosprezando e ridicularizando a forma de representação e não aceitando como parte da cultura nacional. A exemplo disso vemos em 1916, quando houve um movimento chamado dadaísmo que a população apelidou de "antiarte" por ser diferente do que estavam acostumados a observar passaram a discriminar. Além de impedir a livre expressão, esse quadro aumenta a exclusão social de minorias, privando-as de manifestar um aspecto crucial da cultura: a arte.               Portanto é necessário que o ministério da educação tome providencias tais quais, exigir que as escolas promovam oficinas de teatro, pinturas, danças e artes, como forma de influência ao conhecimento da cultura nacional. Além disso, a comunidade deve promover e organizar apresentações de artistas locais, com o intuito de notabilizar suas produções. Por fim, cabe a sociedade utilizar as mídias para promover a divulgação dos artistas brasileiros, sobretudo os que tem menos fama, fazendo-se então a diminuição do preconceito e os promovendo-os.